Vinícola Garibaldi: Experiência Enoturística

A nova temática da Vinícola Garibaldi, inaugura com roteiros em formato de experiência enoturística para proporcionar sensações ao visitante e, também, conhecimento e aproximação com a cooperativa vinícola e sua história.

Crédito Vagão Filmes, Augusto Tomasi
Crédito Vagão Filmes, Augusto Tomasi

O novo roteiro ‘Uma história para Degustar’ pode ser feito de segunda a sábado, das 9h às 17h, e nos domingos e feriados, das 10h às 15h. O valor é de R$40, com direito a uma taça de vinho de vidro personalizada da Cooperativa Vinícola Garibaldi.

Logo no início do roteiro ‘Uma história para degustar’, o público fica sabendo que a troca das estações exerce uma grande influência sobre a videira. É o seu ciclo natural de ressurreição, orquestrado pelas quatro estações do ano. O impacto do outono, do inverno, da primavera e do verão sobre as vinhas foi escolhido como mote inspirador dos roteiros enoturísticos apresentados durante a reinauguração do requalificado Complexo Enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi.

Crédito Vagão Filmes, Augusto Tomasi
Crédito Vagão Filmes, Augusto Tomasi

Durante o percurso, os visitantes vão aprendendo também como um espumante é elaborado. Tipos de uvas utilizadas, etapas de cada processo e métodos de produção são esmiuçados de modo a oferecer mais conhecimento para a próxima etapa do roteiro: a degustação.
 

Para esse momento, os visitantes são conduzidos a uma das quatro salas temáticas – outono, inverno, primavera e verão. Em cada uma delas, grupos de até 50 pessoas podem ser acomodados para provar até seis produtos. A lista inclui os vinhos fino Garibaldi Reserva Merlot e de mesa Precioso, os espumantes Garibaldi Prosecco Rosé – o primeiro do Brasil em sua categoria – e Garibaldi Moscatel – melhor espumante do Cone Sul, segundo o Catad’Or World Wine Awards – e o Suco de Uva Integral, além de um rótulo temático para cada estação.
 

Crédito Vagão Filmes, Augusto Tomasi
Crédito Vagão Filmes, Augusto Tomasi

Antes do final da visitação, o visitante passa por um a espécie de portal – uma antiga pipa de madeira, cujas paredes internas preservam os cristais que se formam durante o armazenamento do vinho. Passando por esse pórtico, o visitante chega a um dos momentos mais emocionantes do passeio. Um audiovisual com imagens associadas à cultura vitivinícola é veiculado ao som d’As Quatro Estações, de Vivaldi, enquanto luzes projetadas no chão dançam no movimento da música, ao mesmo tempo em que uma mensagem ganha o telão para anunciar como as estações trazem com elas o movimento da vida.

Crédito Vagão Filmes, Augusto Tomasi
Crédito Vagão Filmes, Augusto Tomasi

Quem preferir, pode agendar a versão premium da experiência (que será oferecida a partir de abril de 2023) – em que o visitante passa por todas as quatro salas temáticas e, em cada uma delas, degusta dois rótulos da Cooperativa Vinícola Garibaldi que remetem especificamente àquela estação do ano. A experiência sensorial combina enologia e gastronomia, com a oferta de quitutes especiais em cada parada sensorial. Essa experiência é reservada a grupos de até nove pessoas e ocorre exclusivamente sob agendamento, conforme disponibilidade de dias e horários.
 

Outros dois roteiros completam o repertório de atrações oferecidas: o Taça e Trufa , uma verdadeira explosão sensorial, que envolve espumantes, vinhos e trufas de chocolate; e o ‘Desperte seus sentidos’, degustação às cegas que promete aguçar as percepções sobre o mundo do vinho.
 

O Complexo Enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi fica na Avenida Independência, 845, Centro de Garibaldi -RS.

Agendamentos e informações podem ser alinhados pelo fone: (54) 3464-8104

WPP: (54) 99196-5577 ou ainda pelo e-mail turismo@vinicolagaribaldi.coop.br

Curiosidades para ficar de olho no novo Complexo Enoturístico
  • Todo o passeio é feito em meio a uma decoração que revela a afetividade da Cooperativa Vinícola Garibaldi com seu ofício. Isso está expresso nos equipamentos de outrora utilizados na vinificação das uvas. Um exemplo são as “mastelas”, recipientes em que os frutos eram colocadas para serem amassadas com os pés a fim de extrair o sumo das uvas, depois substituídas por prensas rudimentares, também presentes nas ambiências do roteiro;
  • A ambientação também deu novo uso a antigas pipas de madeira. Elas compõem, agora, um grande painel ondulado no início do roteiro. Em muitas de suas aduelas permanecem os cristais advindos do armazenamento do vinho, conhecidos tecnicamente como bitartarato de potássio. Esse material é raspado das pipas antes que o vinho de uma nova safra seja colocado nela. O bitartarato de potássio é vendido para a indústria farmacêutica, que os transforma em sal de frutas, creme dental, creme esfoliante e jóias;
  • Outro elemento presente nos corredores são os pupitres. Essas espécies de cavaletes acondicionam, numa posição de 45 graus, as garrafas de espumante de cabeça para baixo a fim de que façam a decantação dos sólidos, originando espumantes elaborados pelo método Tradicional. Aqui, portanto, não é só um elemento decorativo. Todos os pupitres dispostos têm espumantes da linha Acordes e Astral, o segundo elaborado com uvas biodinâmicas;
  • As paredes do lugar estão repletas de mensagens sobre vinho em 5 idiomas, os idiomas do vinho – Português, espanhol, italiano, francês e inglês.
  • Depois de o visitante encerrar o passeio, há ainda duas atrações. Uma delas é uma escultura que representa o cooperativismo, trazida ao Brasil da Itália por Stefano Paternó, um dos organizadores do movimento cooperativista no RS. Outro é um ambiente instagramável cuja parede é forrada de chapéus de palha de trigo, ainda muito utilizado pelos colonos para se protegerem do sol enquanto trabalham nos parreiras.
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Quinta do Olivardo: hospedagem única em tonéis de vinho em São Roque

A Quinta do Olivardo, localizada na charmosa cidade de São Roque, convida os visitantes a…

VilaCPX traz happy hour diário e cardápio executivo no Fora do Eixo

O Complexo Fora do Eixo, famoso por suas noites agitadas no Saan, expande suas atividades…

Bebidas refrescantes para o calor de Brasília

Com as temperaturas nas alturas e a seca implacável de Brasília, uma bebida gelada é…

Almadén celebra 50 anos no Brasil com nova edição especial de vinhos

Em 2023, a Almadén, uma das marcas mais tradicionais do mercado nacional, celebra seu cinquentenário…