Entre 22 e 24 de maio, o Rio de Janeiro vai transformar-se na capital do vinho português. Pelo segundo ano consecutivo, o evento “Vinhos de Portugal no Rio” pretende levar à cidade pelo menos meia centena de produtores portugueses.
A edição de 2015, organizada pelos jornais Público e O Globo, acontece no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, zona sul do Rio. Além do mercado de vinhos, haverá cursos e provas de vinhos conduzidas pelos críticos dos dois jornais. O evento – que no ano passado foi considerado o melhor do ano pela Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro – pretende aumentar a visibilidade e o consumo dos vinhos portugueses no Rio de Janeiro.
Os produtores e consumidores vão contar ainda com a tecnologia do “copo inteligente”. Este permite que o visitante receba por e-mail as informações dos vinhos que provar, o preço e onde os poderá comprar. O “copo inteligente” é uma tecnologia desenvolvida pela empresa portuguesa Adegga.com e ganhou o prémio de inovação do Wine Business Innovation Summit, em Munique, Alemanha, no ano passado.
Em 2014, Portugal obteve uma quota de mercado de 11,5% no total das importações brasileiras de vinho, com 28,2 milhões de euros – um acréscimo de 4% face a 2013. O estado de São Paulo é o maior destino do vinho português (39% do total), seguindo-se Santa Catarina (16%) e Rio de Janeiro (15%), mas é no estado do Rio de Janeiro que os vinhos portugueses possuem a melhor quota de mercado (25%).