Mais de 250 marcas expositoras de 10 países estarão reunidas, de 25 a 27 de setembro, na Serra Gaúcha.
Já está confirmada a presença de mais de 250 marcas expositoras de 10 países na Wine South America – Feira Internacional do Vinho. De acordo com os organizadores do evento, 98% dos espaços já foram preenchidos. Ainda mais representativa, a segunda edição do maior evento profissional do setor vitivinícola na América Latina pretende superar o evento anterior.
Mais de 6 mil visitantes são esperados nos três dias da Wine South America, entre varejistas, atacadistas, importadores, distribuidores, enófilos e demais profissionais do setor vitivinícola. Serão expostos vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes do Velho e Novo Mundo.
Historicamente, setembro é bom para as comercializações. É a época em que compradores começam a pensar nos produtos para as vendas de final de ano. A realização da feira neste período acaba sendo uma vitrine, onde eles podem conferir os portfólios e acessar os lançamentos, o que gera novas oportunidades de negócios e aumentam as vendas dos vinhos brasileiros.
Deunir Argenta. Presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).
A Wine South America já se consolida como a principal feira profissional de vinhos da América Latina por reunir os principais players do Brasil e do Exterior. Além de contatos comerciais, a feira contará com uma grade de conteúdos, como masterclasses, degustações temáticas e mesas redondas, para que os compradores possam ampliar seus conhecimentos. No dia 25 de setembro, o evento também será palco de duas premiações: 10 Star Wines – Wine South America Awards e Melhores Sucos do Brasil.
A feira pretende destacar outros setores além do vinho. O Azeite Experience – Salão Internacional do Azeite, vai apresentar as últimas novidades do setor de olivicultura, e o Spirits Brasil – Salão de Cachaça e Destilados, trará mais informações e lançamentos para o mercado de bebidas destiladas e cachaças.
Marcas expositoras
A edição passada contou com participação de 90 vinícolas brasileiras. Este ano será mais expressivo, com produtores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Bahia, serão 150 expositores nacionais. As marcas verde-amarelas irão demonstrar toda a qualidade e diversidade do setor brasileiro, reconhecido por mais de 4 mil premiações já conquistadas no Exterior. Entre os lançamentos, destaque para a apresentação de rótulos da safra 2018, considerada uma das melhores da década.
O Brasil é o quinto maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul e o 13º do mundo. Os nossos produtos são exportados para 59 países em cinco continentes. O potencial é muito favorável. A feira tem um papel importante na aproximação dos clientes (compradores) com as vinícolas dentro do nosso próprio território
Oscar Ló. Presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin)
Além do Brasil, outros nove países estão confirmados no evento, com destaque para os espaços da Argentina, por meio do Wines of Argentina, do Uruguai, representado pelo Uruguay Wines, e do Chile, reforçando o posicionamento da Wine South America como o maior evento profissional do setor no continente latino-americano e principal plataforma de relacionamento entre o mundo do vinho e a América do Sul. Também estão confirmadas as participações de expositores vindos da África do Sul, Áustria, Espanha, França, Itália e Portugal.
Em 2017 e 2018, o Uruguai registrou um crescimento de mais de 30% nas exportações para o Brasil em relação a 2015 e 2016, reforçando o país como principal destino das exportações de rótulos uruguaios. Nesse contexto de bons resultados, a nova participação na Wine South America vai ser muito importante para potencializar as relações comerciais com trade e consumidores brasileiros, além dos compradores internacionais que terão presença no evento.
Martín López, gerente do Uruguay Wine, do Instituto Nacional de Vitivinicultura do Urugai (Inavi).
Conhecimento
O grande destaque dessa 2ª edição será a área Wine Conference. No dia 26, por exemplo, haverá uma mesa redonda sobre o futuro do e-commerce de vinhos no Brasil: Desafios, oportunidades e crescimento de mercado, com palestras ministradas pelos profissionais Rogério Salume (Founder & Chairman da Wine.com.br) e Ari Gorenstein (CEO da Evino.com.br), e mediação do gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini. Também será apresentado um panorama do primeiro semestre de 2019 das importações, exportações e mercado brasileiro, com o consultor Felipe Galtaroça (Ideal Consulting).
Principal atração da edição anterior, o Master of Wine britânico Alistair Cooper está de volta para apresentar, no dia 25, no espaço Wine Tasting a masterclass interativa com a sua seleção de melhores vinhos e espumantes brasileiros. No mesmo ambiente, serão promovidas diversas degustações orientadas de vinhos em parceria com a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) e masterclasses sobre vinhos ícones da Argentina, Áustria, França, Itália, Portugal e Uruguai.
SERVIÇO
2ª Wine South America – Feira Internacional do Vinho
Quando: de 25 a 27 de setembro de 2019 (quarta a sexta-feira), das 14h às 21h
Onde: Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481), em Bento Gonçalves (RS) – Brasil
Ingressos: no site www.winesa.com.br
Públicos-alvo: importadores e exportadores de bebidas; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas
Outras informações: no site www.winesa.com.br, pelo e-mail info@winesa.com.br ou pelo telefone (54) 3455.6711
Patrocínio: Sicredi, Caixa, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, BRDE e Badesul