Altos Montes: novos rótulos no mercado  

No dia 25 de abril, a Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, sediou essa degustação às cegas, que reavaliou os rótulos das Safras 2021 e 2022 que se candidataram à renovação do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes. Seis amostras de vinho foram avaliadas, todas recomendadas por unanimidade pelos enólogos avaliadores.

César Curra, Coordenador da IP Altos Montes, destacou que o resultado da degustação é reflexo do trabalho desenvolvido nas vinícolas. “Todas as notas foram muito altas, o que comprova a qualidade dos vinhos dos Altos Montes. Isso mostra que estamos indo no caminho certo, com um grande trabalho nos vinhedos e dos enólogos das vinícolas associadas, em um esforço mútuo para entregar produtos de alta qualidade produzidos na nossa região”, avalia. 

As três vinícolas que submeteram vinhos para análise foram Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Vinhos Fabian e Vinhos Viapiana, apresentando dois rótulos cada. O Comitê de Avaliação foi composto pelo representante da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Edgar Scortegagna, e outros quatro enólogos das vinícolas associadas. 

Confira abaixo a lista dos vinhos avaliados que serão lançados nos próximos meses: 

Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 

Vinhos Fabian 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat 

Vinhos Viapiana 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc  

Selo de Indicação de Procedência Altos Montes

O Selo de Indicação de Procedência é uma certificação empregada a um produto e que atesta que o mesmo foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e dentro de uma região específica. O Selo da Indicação de Procedência Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A procura pela certificação que garante a qualidade dos vinhos é uma iniciativa da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com 16 vinícolas associadas.  

A Apromontes foi criada em 2002 para fortalecer a rede vitivinicultura e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por 16 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.  

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Dicas práticas para trazer vinhos do exterior. Confira!

Os enófilos costumam aproveitar as viagens internacionais para comprar marcas de vinhos dos países que…

Produtores de vinho miram o Brasil

Enquanto o mercado global de vinhos enfrenta uma crise, o Brasil surge como alternativa promissora…

NOTAS DE VINHO – De 26 de junho a 3 de julho

Notas de Vinho — Seu Boletim Semanal de Notícias Enogastronômicas Nesta edição, confira os destaques…

Jantar com Jean-Jacques Dubourdieu no Le Vin Brasília

No dia 8 de julho, Brasília será palco de uma noite especial para os apreciadores…