Altos Montes: novos rótulos no mercado  

No dia 25 de abril, a Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, sediou essa degustação às cegas, que reavaliou os rótulos das Safras 2021 e 2022 que se candidataram à renovação do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes. Seis amostras de vinho foram avaliadas, todas recomendadas por unanimidade pelos enólogos avaliadores.

César Curra, Coordenador da IP Altos Montes, destacou que o resultado da degustação é reflexo do trabalho desenvolvido nas vinícolas. “Todas as notas foram muito altas, o que comprova a qualidade dos vinhos dos Altos Montes. Isso mostra que estamos indo no caminho certo, com um grande trabalho nos vinhedos e dos enólogos das vinícolas associadas, em um esforço mútuo para entregar produtos de alta qualidade produzidos na nossa região”, avalia. 

As três vinícolas que submeteram vinhos para análise foram Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Vinhos Fabian e Vinhos Viapiana, apresentando dois rótulos cada. O Comitê de Avaliação foi composto pelo representante da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Edgar Scortegagna, e outros quatro enólogos das vinícolas associadas. 

Confira abaixo a lista dos vinhos avaliados que serão lançados nos próximos meses: 

Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 

Vinhos Fabian 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat 

Vinhos Viapiana 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc  

Selo de Indicação de Procedência Altos Montes

O Selo de Indicação de Procedência é uma certificação empregada a um produto e que atesta que o mesmo foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e dentro de uma região específica. O Selo da Indicação de Procedência Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A procura pela certificação que garante a qualidade dos vinhos é uma iniciativa da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com 16 vinícolas associadas.  

A Apromontes foi criada em 2002 para fortalecer a rede vitivinicultura e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por 16 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.  

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…