Sempre no período de podar, que nas regiões de clima temperado vai de meados do outono até o final do inverno, aparecem muitas dúvidas sobre como realizar corretamente a poda das plantas. Para auxiliar os viticultores e leigos interessados neste importante manejo, complementando o “Manual Poda da Videira em Clima Temperado”, a Embrapa Uva e Vinho lança o vídeo “Poda da Videira’, apresentado pelo tecnólogo Roque Zilio, que atua há 33 anos na Empresa de pesquisa. O vídeo estreia a série de vídeos “Na Prática”.
“Garantir o equilíbrio entre a parte vegetativa e a parte produtiva, equilibrar a brotação, renovar os parreirais e melhorar a produção são os principais objetivos deste indispensável manejo da videira, que precisa ser realizado corretamente”, sintetiza ele. A vídeo apresenta a poda mista, técnica recomendada para as cultivares desenvolvidas pela Embrapa e para a maior parte das variedades cultivadas no Brasil, com a qual as plantas podem atingir produções próximas a 30 toneladas de uva por hectare, ou em torno de 14 kg por planta.
No vídeo são apresentadas desde as ferramentas necessárias para a prática até os cuidados pós-poda, que são essenciais para evitar a ocorrência de doenças, como a podridão descendente, que ameaça a longevidade dos vinhedos, também integram a produção.
A série “Na prática” está sendo produzida a partir das principais demandas apresentadas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão relacionadas à viticultura e à pomicultura. Não possui uma periodicidade definida, mas a expectativa da equipe é que sejam veiculados pelos menos mais três vídeos até o final do ano.
Veja o vídeo na integra ou selecione abaixo qual parte quer assistir:
- Época da Poda: 00:21
- Ferramentas: 00:36
- Poda mista: 01:17
- Conhecendo a planta: 02:58
- A poda na prática: 05:30
- Amarrio: 13:06
- Limpeza das ferramentas: 14:12
- Protegendo os cortes:14:41
- Para saber mais: 17:26
Para saber mais:
Acesse o Manual de Poda da Videira em Clima Temperado
Acesse o artigo elaborado por Henrique Pessoa dos Santos, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, e Leonardo Cury da Silva, professor do IFRS/BG