Aproveitei o final de semana para assistir no cinema (em Brasília, no Liberty Mall) ao recém-estreado filme italiano “O Vinho Perfeito“, cujo título original é “Vino Dentro”. Adorei! Mas, é o seguinte: é um filme cult, portanto, nada de esperar roteiros das tradicionais películas americanas.
O mais interessante de tudo é que ele mistura comédia, suspense e é muito bem focado no mundo do vinho. Aliás, é o primeiro filme italiano centrado nesse tema. Para os apreciadores da bebida, é bem legal ver na telona análises de vinho, leilões, degustações técnicas e principalmente, cenas com vinhos de uvas tipicamente italianas como Teroldego, Nosiola e Marzemino e, claro, com o espumante italiano mais cobiçado do mundo – o Giulio Ferrari.
Sinopse – Giovanni Cuttin (Vincenzo Amato) é um pacato funcionário de banco e casado com Adele. Ele descobre os prazeres do vinho por meio de um figura misteriosa conhecida como “professor”. Em pouco tempo, além de grande ascensão profissional dentro do banco, Giovanni se torna um grande especialista em vinhos. A nova carreira, no entanto, traz ambição (principalmente em relação à compra de vinhos caros) e mulheres sedutoras. De repente, há uma reviralvolta até ser colocado sob pressão por um inspetor que o acusa de assassinar a própria mulher. Nesse momento, Giovanni começa a refletir os últimos três anos de sua vida. (Ah! Minha sinopse tem uma ordem lógica, mas o filme não é narrado dessa forma não, tá? Coisas de filme cult…
O filme é livremente baseado no romance “Vino Dentro” de Fabio Marcoto (publicado pela Curcu & Genovese), e roteirizado por Schleef Heidrun. A direção é de Ferdinando Vicentini.
Assista ao trailler com legenda em português.