Saca-rolhas: instrumento imprescindível

Saca-rolhas
Saca-rolhas desde a antiguidade até os dias de hoje, um instrumento importante
A primeira referência textual da existência de um saca-rolhas está no Tratado da Sidra, escrito pelo inglês James Worligge, em 1676, quando ele citou no documento “um parafuso de aço utilizado para remover as tampas das garrafas”. No entanto, o instrumento tornou-se mais conhecido a partir do século XVIII, mesma época em que teve início a fabricação em larga escala de garrafas de vidro para comercialização de vinhos e da rolha de cortiça como vedante.

Saca-rolhas
Saca-rolhas em T
Saca-rolhas no blog vinho tinto
Saca-rolhas de alavanca única: muito utilizado por garçons no Brasil

Naquele tempo, os primeiros saca-rolhas contavam com um sistema de base tipo “T” e com espiral. Somente a partir de 1850 começaram a aparecer os saca-rolhas de alavanca para facilitar a abertura do vinho. No final do século XIX, surgiu o modelo com uma única alavanca e que, até hoje, é o preferido dos garçons em todo mundo. Depois de dois séculos é claro que apareceram saca-rolhas de diversos tipos, marcas e formas. De lá pra cá, muitas indústrias começaram a desenvolver métodos para sacar a rolha de modo simples e eficaz, investindo na melhoria da alça e na mecânica do sistema do instrumento.

Carlos Fasolo
Carlos Fasolo – o maior colecionador de saca-rolhas do Brasil (Foto: Gilmar Gomes)

Hoje, há quem colecione saca-rolhas. Pudera há de todas as formas: alavanca única, de aço, de prata, de ponta dupla, em forma de T, de lâminas, elétrico e muito mais. No Brasil, só o médico e enófilo Carlos Alberto Fasolo, de Bento Gonçalves (RS), possui uma coleção com mais de 1300 tipos.  

Saca-rolhas
Saca-Rolha Screwpull – para mim, o melhor!

Para mim o screwpull  continua sendo o melhor saca-rolhas que existe. Ele mede cerca de 15 centímetros e é feito de plástico ou de aço inoxidável e é super fácil de usar, pois não requer muita força.

Mas como viver é aprender, dia desses, encontrei  o amigo Roberto Fragoso, dono da franquia da enoteca Vintage, no Iguatemi Shopping de Brasília, conheci mais um saca-rolhas muito interessante e que me pareceu muito prático também: o  saca-rolhas pneumático. Veja o vídeo para ver como funciona a engenhoca:

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Restaurante Aroma ganha novos pratos e ambientes

O Restaurante Aroma celebra seu quinto aniversário no final deste ano, mas já começou a…

João Roquette da Qualimpor é personalidade do Ano no Brasil

O dirigente da Qualimpor, João Roquette, português de origem, foi recentemente laureado com o título…

Participe do Festival de sakês no Noru Sushi

Se você é um entusiasta da culinária japonesa ou está à procura de aventuras culinárias…

Sugestões WM Vinhos para a sua adega. Confira!

E quem não adora ter uma garrafa de vinho à mão em casa, certo? Melhor…