Sal para equilibrar o vinho. Já ouviu essa?

Uma notícia divulgada há algum pela agência de notícias Bloomberg, voltou à tona esses dias, após ser novamente publicada por alguns jornais do mundo, entre eles O Globo. Trata-se da questão de adicionar sal ao vinho (isso mesmo!!!!) com o intuito de torná-lo mais equilibrado (hein????!!!). Particularmente, acho isso uma grande bobagem e nada científico. Mas, enfim… Se fosse simples, era só adicionar, além do sal, pimentas negras e chocolate ao Merlot para chegarmos perto de um Shiraz, que tal?

Bem, mas conforme relatado pela Bloomberg, Nathan Myhrvold, autor do livro cozinha modernista, e que também já foi ex-diretor de tecnologia da Microsoft, defende a adição de uma pitada de sal à taça de vinho tinto para equilibrá-lo e deixar seus sabores mais suaves.

Nathan Myhrvold, autor do livro cozinha modernista
Nathan Myhrvold, autor do livro cozinha modernista

O escritor e também matemático, geofísico e físico espacial pela UCLA, Myrhvold diz ter feito a descoberta após ter jantado com Gina Gallo, diretora Sênior de Vinificação e Winemaker da conceituada Gallo produtora de vinhos californianos. Ele lembrou que ela desejava que sua taça  de Cabernet Sauvignon ficasse menos doce e menos frutada. Foi quando adicionou uma pitada de sal e descobriu que o gosto geral do vinho tinha melhorado . “Em seguida  todos na mesa estavam fazendo o mesmo”, revelou Myrhvold.

Gina Gallo: Sal é o “melhor remédio para equilibrar o vinho. (Foto: wwsnapasonoma.com)

“Eu começo adicionando apenas uma pitada minúscula para balancear os sabores que é o suficiente para mudar a impressão geral do sabor, já que temos mais de 40 receptores de gosto na língua, além do doce, salgado, amargo, ácido e umami, explica.

Além do sal, ainda tem mais invenção

Sem medo de irritar os esnobes de vinho, em vez de decantar, ele defende colocar vinho tinto em um liquidificador por meio minuto para aerá-lo. Entretanto, Myhrvold limita esta prática aos tintos novos. (Ainda bem, cá pra nós!)

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…

Júri Internacional Avalia 12º Brazil Wine Challenge

O 12º Brazil Wine Challenge, que ocorrerá de 16 a 19 de julho em Bento…

Dia do Vinho Ticiana Werner

Depois de conquistar o público brasiliense com bons vinhos, alta gastronomia e sofisticação, o Dia…