Tenuta Foppa & Ambrosi amplia linha internacional

F&A Brazilian Collection Cabernet Franc 2022
F&A Brazilian Collection Cabernet Franc 2022

Enquanto a Tenuta Foppa & Ambrosi, de origem brasileira, produz o vinho American Collection Shyrah em Napa Valley, na Califórnia, eles lançaram recentemente o Foppa & Ambrosi Brazilian Collection no Brasil, com o novo rótulo Pinot Noir 2022. Esse vinho é o resultado de uma maceração prolongada, que captura as características do terroir dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. Ele foi envelhecido por nove meses com staves de carvalho francês e americano, e apenas 5.200 garrafas foram produzidas.

Com esse lançamento, a linha F&A Brazilian Collection agora inclui quatro rótulos: Cabernet Franc 2022, Alvarinho 2021, Rosé Blend Vintage 2022 e o novo Pinot Noir 2022. A ideia é estabelecer uma conexão entre os vinhos e o Brasil, agindo como uma ponte entre a inovação dos jovens enólogos e o mercado. Para isso, eles utilizam apenas variedades de uvas que destacam a diversidade e o potencial de cada região vinícola, evitando as variedades tradicionais. O enólogo Ricardo Ambrosi ressalta: “Com este Pinot Noir, estamos realizando um sonho de trabalhar com a casta tinta considerada a mais elegante do mundo.”

O Foppa & Ambrosi Brazilian Collection Cabernet Franc 2022 é elaborado a partir de uvas de Pinheiro Machado, com um lote limitado de 2.900 garrafas. Já o F&A Brazilian Collection Alvarinho 2021, com apenas 1.000 garrafas produzidas, é resultado da vinificação de uvas cultivadas em Faria Lemos, no interior de Bento Gonçalves. Ambos os vinhos foram envelhecidos por seis meses com cubos e aduelas de carvalho francês e americano. Por outro lado, o F&A Brazilian Collection Rosé Blend Vintage 2022 expressa as características do terroir de São Marcos, com 90% Merlot e 10% Moscato Giallo. Este vinho foi envelhecido por seis meses em tanques de aço inox e resultou em 2.000 garrafas.

Lucas e Ricardo
Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi
Além Brasil

Numa iniciativa histórica, os sócios Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi criaram a versão americana da Tenuta Foppa & Ambrosi nos Estados Unidos, com os sócios Alberto Mendoza e Miguel Cará. Constituída em maio de 2021, a vinícola ca00rrega em seu portfólio americano a marca American Collection Foppa & Ambrosi Syrah 2021. As 1.800 garrafas foram rotuladas em maio deste ano. O vinho já pode ser apreciado para quem visita a Califórnia. Aqui no Brasil, a linha foi batizada de Foppa & Ambrosi Brazilian Collection.

A Vinícola

Em apenas seis anos, a Tenuta Foppa & Ambrosi saiu do porão de casa e saltou de 300 para 80 mil garrafas, com matriz em Garibaldi (RS), filial na Califórnia (EUA) e distribuição própria em São Paulo. Com um conceito de descentralização de terroir, a vinícola compra toda uva usada nos seus vinhos de viticultores gaúchos instalados em cidades da Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha, com destaque para Bento Gonçalves, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Pinheiro Machado, Pinto Bandeira e Quaraí. Hoje, a empresa mantém parcerias colaborativas para o maquinário que viabilizam todo processo.

Quem visita a Foppa & Ambrosi encontra um ambiente propício à cultura do vinho, com visitação e espaço para degustações e experiências enogastronômicas, podendo agendar almoços e jantares assinados pelo chef e sommelier mineiro Luan Damiani. A proposta é valorizar a brasilidade nos seus aromas e sabores. Vinhos e espumantes é o que não faltam para tornar cada vivência memorável. São cinco espumantes, 19 vinhos tintos, seis brancos e um rosé, todos em pequenos lotes. O maior – Insólito Corte 5 – tem apenas 5.440 garrafas.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Porto a Porto promove almoço harmonizado com vinhos da linha VOGA Itália

Participei de um evento memorável organizado pela Porto a Porto, onde tive a oportunidade de…

Curso Básico de Vinhos Nível 1 Intensivo de Férias

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABSDF) acaba de anunciar o Curso Básico…

Evento destaca reforma tributária e apoio ao empreendedorismo

Na noite desta terça-feira (11), diversas lideranças do setor produtivo e autoridades públicas participaram da…

Rótulos Inovadores e Novas Regulamentações da União Europeia

Nos últimos anos, os rótulos de produtos, especialmente no setor de vinhos e espumantes, têm…