Capital receberá o primeiro Festival da Cachaça

De 22 a 26 de maio, Brasília será sede do primeiro Festival da Cachaça da cidade, transformando-a na capital dessa tradicional bebida brasileira. O evento, que ocorrerá na Arena Mané Garrincha, contará com expositores dos principais rótulos de cachaça, workshops, gastronomia e shows musicais, incluindo Renato Teixeira. A entrada é gratuita.

Localizado no complexo do Mané Mercado, o evento terá estandes montados no estacionamento da Arena, que funcionará como polo gastronômico da festa. O Festival reunirá mais de 200 rótulos de cachaça, de 48 expositores de 12 estados mais o Distrito Federal.

Além de degustar diversas cachaças, os participantes poderão participar de workshops sobre a história e produção da bebida, ministrados por especialistas do setor. “O evento proporciona não só uma experiência para apreciadores de cachaça, mas também uma oportunidade de conhecer mais sobre essa bebida tão admirada, em um ambiente cultural e gastronômico”, destaca Edilane Oliveira, diretora do Instituto Brasileiro de Integração (IBI), responsável pelo evento.

O mercado da cachaça tem apresentado crescimento significativo na capital, com um faturamento de R$ 3 milhões em 2023, segundo a Associação Cachaça de Brasília.

A programação musical incluirá diversos estilos, como música regional, samba, sertanejo e chorinho, com artistas como Gilberto e Gilmar, Karika, Leandro Kato, Renato Teixeira e Rick e Rangel. Workshops sobre o mercado da cachaça, técnicas de degustação e coquetelaria também serão oferecidos, além de aulas de gastronomia.

O evento conta com a participação dos restaurantes do complexo Mané Mercado e do Brasis Ateliê Gastronômico, comandado pela chef Di Oliveira. O bar de drinks será assinado pela chef Raquel Amaral.

O Festival da Cachaça de Brasília é organizado pelo Instituto Brasileiro de Integração (IBI), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Oficinas:

22/05 – Desafios do mercado da cachaça
23/05 – Como beber cachaça
24/05 – Blend Experience
25/05 – Coquetelaria com cachaça

Programação artística

22/05
18h20 – Chorinho
21h – Gilberto e Gilmar
23/05
18h30 – Karika
21h – Rick e Rangel
24/05
18h30 – Chorinho
21h – Leandro Kato
25/05
17h – Karika
21h – Renato Teixeira
26/05
16h – Chorinho
19h – Heróis de botequim

Leia também – Reposicionamento e Integração Vertical: Mundo Planalto

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…