O Blog Vinho Tinto e o perfil @vinhosporetienne marcaram presença no Chile Week, um evento de destaque realizado na Embaixada do Chile em Brasília. Promovido pelo escritório Econômico Comercial do Chile no Brasil (ProChile), pela Embaixada do Chile e pelo Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur), o encontro teve como objetivo fortalecer as relações comerciais e turísticas entre Chile e Brasil.
O embaixador Sebástian Depolo disse: “O Chile Week é o evento mais importante que o Chile faz no exterior. Estamos esperando muitos bons números em turismo, tanto de chilenos que vêm ao Brasil quanto de brasileiros indo para o Chile.” Ele também destacou o intercâmbio cultural, fazendo piada sobre a presença de feijoada e pães de queijo nos centros de esqui chilenos.
O evento não apenas celebrou a rica cultura chilena, mas também reafirmou o crescente fluxo turístico, com 485 mil brasileiros visitando o Chile em 2023, representando 15% dos visitantes internacionais no país. O Chile Week, portanto, se consolidou como uma ponte importante para fomentar o turismo e as relações entre as duas nações.
Céu de estrelas – Os convidados puderam conhecer por apresentações e bate-papos as belezas do Chile, incluindo o deserto do Atacama e o famoso Vale do Elqui, um dos melhores locais do mundo para a observação de estrelas. A região, pouco explorada por brasileiros, oferece uma experiência única de astroturismo, ideal para os amantes da natureza e, claro, do vinho.
Coquetel – Os convidados foram recebidos com uma seleção de piscos (bebida típica aguardente produzido a partir da destilação de uva), gin locais e vinhos, incluindo os ancestrais vinhos do Valle de Itata. Destaque para o espumante brut feito de Moscatel de Alexandria (foto).
Pratos típicos como ceviches, camarões empanados e sopaipillas, – uma iguaria chilena feita com massa de abóbora, enriqueceram ainda mais a experiência.
A a noite foi encerrada com poema do escritor chileno Pablo Neruda sobre o vinho, “Amo sobre uma mesa, quando se fala, à luz de uma garrafa de inteligente vinho.
Que o bebam, que recordem em cada gota de ouro ou copo de topázio
ou colher de púrpura
que trabalhou no outono
até encher de vinho as vasilhas
e aprenda o homem obscuro,
no cerimonial de seu negócio,
a recordar a terra e seus deveres.
a propagar o cântico do fruto”.
Essa é a essência do que se busca nas conexões entre Brasil e Chile: uma celebração de culturas, vinhos e experiências memoráveis.
Leia também – ProWine São Paulo 2024: Grande Sucesso