O Melhor da UVVA apresentado pela ABSDF em Brasília

Na última sexta-feira, dia 24, a ABS/DF (Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal), em parceria com a Vinícola UVVA da Chapada Diamantina, Bahia, promoveu uma degustação exclusiva de cinco vinhos de inverno baianos.  O evento, realizado no restaurante Dom Francisco da Asbac, contou com um menu em cinco etapas elaborado pelo Chef Francisco Ansiliero, proporcionando uma harmonização perfeita com os vinhos da noite. A apresentação ficou a cargo de Fabiano Borré, CEO da UVVA, e de Marcelo Petroli, enólogo da vinícola, ambos vieram para Brasília exclusivamente para participar do evento e compartilhar conhecimentos.

Foto 1 – Diretores da ABSDF recebem os representantes da UVVA Foto 2 – À dir. Fabiano Borré, CEO da UVVA e Marcelo Petroli, enólogo da vinícola

Tanto para o presidente da ABSDF Sérgio Pires como para o  diretor de Eventos Fernando Brito, o evento foi sucesso absoluto. “Os ingressos acabaram pouco tempo depois de a venda ser anunciada. A procura foi tão grande que optamos por ampliar o número de participantes para atender a demanda e propiciar aos amantes de vinho da cidade a possibilidade de degustar vinhos baianos de excelente qualidade e ainda ter contato direto com o CEO e o enólogo da vinícola UVVA”, ressaltaram. Ao todo participaram do jantar mais de 70 pessoas, dentre elas alguns produtores de vinho no Distrito Federal, sócios da Vinícola Brasília, que aproveitaram a ocasião para trocar experiências sobre a produção de vinhos de inverno.

Os vinhos degustados no evento foram:

  1. Espumante Nature 2020: Um espumante seco, com uma acidez vibrante e notas de frutas cítricas e flores brancas. Ideal para acompanhar aperitivos e pratos leves, este espumante encantou os presentes com sua frescura e elegância.
  2. Chardonnay 2022: Este vinho branco elegante apresenta aromas de frutas tropicais, como abacaxi e manga, além de um toque de baunilha devido à fermentação em barricas de carvalho. Perfeito para harmonizar com pratos mais delicados e sofisticados.
  3. Cordel Blend 2020: Um blend robusto, combinando várias uvas tintas, resultando em um vinho encorpado com notas de frutas vermelhas maduras, especiarias e um leve toque de carvalho. Um vinho versátil que agrada aos paladares mais exigentes.
  4. Microlote Syrah 2021: Este vinho tinto expressivo traz aromas de frutas escuras, como ameixa e amora, com nuances de pimenta preta e chocolate. Uma experiência complexa e intensa, ideal para acompanhar pratos mais robustos.
  5. Diamã 2020: Um tinto sofisticado, com uma rica paleta de sabores que inclui frutas vermelhas, especiarias e uma sutileza mineral. Resulta em um vinho equilibrado e de grande persistência, perfeito para ocasiões especiais.

Sem dúvidas, o jantar da ABSDF foi uma oportunidade única para os participantes conhecerem e apreciarem a qualidade e a diversidade dos vinhos da UVVA, destacando o potencial vitivinícola da Chapada Diamantina e a excelência da produção brasileira.

Sobre a Vinícola – A Vinícola UVVA, situada na Chapada Diamantina-BA, se destaca pela produção de vinhos de alta qualidade, beneficiando-se do clima semiárido e da altitude da região. Fundada em março de 2022, no município de Mucugê, Bahia, a UVVA possui 52 hectares de vinhas localizadas a mais de 1.100 metros de altitude, aos pés da Serra do Sincorá. Este ambiente, com um microclima tropical único e um solo franco-argilo-arenoso, confere aos vinhos uma frescura distintiva, elevada acidez e uma autenticidade equilibrada e elegante.

Além de suas práticas sustentáveis e modernas técnicas de viticultura, a Vinícola UVVA tem ganhado reconhecimento nacional e internacional, promovendo o enoturismo e oferecendo aos visitantes experiências enogastronômicas únicas. Seus vinhos já foram premiados em competições de prestígio como o Guia Descorchados, James Suckling, Decanter World Wine Awards, Challenge International du Vin e International Wine Challenge.

Os visitantes da vinícola podem desfrutar de visitas guiadas por enólogos, que incluem degustações, e também experimentar a cozinha contemporânea do restaurante Arenito, localizado nas dependências da UVVA. Para mais informações sobre a Vinícola UVVA e seus premiados vinhos, acesse o site www.vinicolauvva.com.br. Eu, inclusive já estive por lá, e confesso que fiquei encantada com tudo que vi e presenciei por lá. Confira o vídeo do Instagram a seguir.

https://www.instagram.com/reel/ClgKrYrjvmX/?igsh=dWMybXJ5M3kwMWsy

 

 

,

 

Leia também – 12º Brazil Wine Challenge ultrapassa as mil amostras

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Porto a Porto promove almoço harmonizado com vinhos da linha VOGA Itália

Participei de um evento memorável organizado pela Porto a Porto, onde tive a oportunidade de…

Curso Básico de Vinhos Nível 1 Intensivo de Férias

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABSDF) acaba de anunciar o Curso Básico…

Evento destaca reforma tributária e apoio ao empreendedorismo

Na noite desta terça-feira (11), diversas lideranças do setor produtivo e autoridades públicas participaram da…

Rótulos Inovadores e Novas Regulamentações da União Europeia

Nos últimos anos, os rótulos de produtos, especialmente no setor de vinhos e espumantes, têm…