Wine Tasting de vinhos sul-africanos em Brasília

Embaixador da África do Sul, Vusi Marimbela, e Etienne Carvalho, Blog Vinho Tinto

O Royal Tulip Brasília recebeu a terceira edição do Wine Tasting de vinhos sul-africanos, organizado pela Embaixada da África do Sul em parceria com a @southafricawine_dna. O evento reuniu mais de 90 rótulos de quase 30 vinícolas do país, oferecendo uma imersão na diversidade e qualidade dos vinhos sul-africanos para o público brasileiro.

Havia vinhos de vários tipos de uva, estilo e faixas de preço. 98% do que foi apresentado ainda não é importado para o Brasil e a ideia do evento foi justamente divulgar a qualidade dos produtos vinícolas sul-africanos para despertar interesse no consumidor brasileiro e, consequentemente, atrair os olhares dos importadores de vinho. Porto a Porto, My Winery e Domno Wines foram as três importadoras presentes no evento que apresentaram rótulos já trazidos e comercializados no Brasil.

diversidade em estilo e preço

Entre os destaques da degustação estavam os espumantes MCC (Método Cap Classique) da vinícola Genevieve, o emblemático Pinotage François Van Niekerk, e os Chenin Blancs das vinícolas Van Loveren e Perderberg. Além do vinho fortificado Red Muscadel, também da Van Loveren.

Chenin n.5 – destaque da Van Loverer – boa relação preçoxqualidade
Red Muscadel Van Loveren – Um surpreendente fortificado

Um dos momentos mais aguardados foi o sorteio de uma passagem da South African Airlines para a África do Sul, e o grande vencedor foi Luiz Otávio Moura, gerente da Decanter Brasília.

Embaixador da África do Sul e a conselheira econômica Cecília Iturralde entregam o prêmio ao vencedor do sorteio Luiz Otávio Moura (centro)

O evento reforçou as relações comerciais e culturais entre Brasil e África do Sul, além de destacar o potencial dos vinhos sul-africanos para conquistar o mercado brasileiro.  Foram convidados para participar dessa edição importadores, sommeliers, proprietários de restaurantes, imprensa, influencers, diplomatas etc. Esteve presente no evento o embaixador da Africa do Sul, Vusi Mavimbela. Colaboraram no serviço e atendimento os alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Católia de Brasília.

Alunos da Católica de Brasília com Raphael Medeiros da Porto a Porto.

Trabalho árduo e dedicação – Quem trabalho arduamente para o evento obter êxito e sair do papel foi a diplomata e conselheira econômica da embaixada da África do Sul, Cecília Iturralde, que contou com o apoio do casal Natália e Josh, da @winesouthafrica_dna, para realizar a empreitada com sucesso. Eu tive a honra de colaborar também com esse evento maravilhoso que revelou muitas joias sul-africanas aos amantes de vinho no Brasil.

A conselheira econômica da embaixada da África do Sul Cecilia Iturralde (à esq) e a embaixadora de Ghana
O casal Josh e Natalia da @southafricawine_dna com o embaixador

Confira a íntegra do discurso de Cecília Iturralde, conselheira econômica da embaixada da África do Sul, lido durante o evento.

“Meses de planejamento, trabalhando com produtores de vinho sul-africanos, WOSA, SAA, parceiros, sommeliers, mídia, malabarismos com a logística enquanto a tão esperada chuva chegava em abundância. . . mas no final, a Embaixada da África do Sul sediou seu 3º evento de degustação de vinhos, desta vez no hotel Royal Tulip em Brasília.

Este ano, a África do Sul comemorou seu 365º aniversário como país produtor de vinho. Parabéns aos nossos produtores de vinho ao longo da Rota #62, todos os 850 km dela, por colocarem a África do Sul no mapa como o 7º maior produtor de vinho do mundo, responsável por 4% do comércio mundial de vinhos.

Meus agradecimentos pessoais vão para o Country Manager da SAA, Sr. Gabriel Gomes, por levar em consideração meu pedido e patrocinar dois ingressos que foram sorteados durante o evento.

Sem a assistência do Sr. Fernando da Souza (SAA Cargo), o embarque de 670 kg, o desembaraço aduaneiro e a entrega porta a porta em Brasília não teriam sido possíveis. Nem uma única garrafa foi quebrada.

Trabalhar com o DNA da South African Wines foi uma bênção! Josh e Nathalia Schneider trabalharam sem parar para garantir que o evento fosse um sucesso; e contratou os serviços do Sommelier Etienne Carvalho, que fez a curadoria do evento com perfeição.

Estudantes de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília, ao lado de funcionários da Embaixada, ajudaram a servir os vinhos. Obrigado à administração da UCB por apoiar esta iniciativa e treinamento in situ.

Os convidados voaram do Rio de Janeiro e São Paulo, outros dirigiram de Goiânia para participar deste evento para aprender mais sobre os vinhos da África do Sul. Sua presença fez uma enorme diferença, obrigado.

Bem, agora, esperamos sinceramente ver mais vinhos da África do Sul no Brasil, permitindo que os consumidores provem o que a África do Sul tem a oferecer. ”

 

Abaixo alguns cliques do evento

Leia também – Vale dos Vinhedos lança vinho coletivo exclusivo

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cursos ABS-DF 2025

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) acaba de abrir as matrículas para…

Don Romano celebra Dia do Queijo com promoções especiais

Em comemoração ao Dia do Queijo, celebrado em 20 de janeiro, o restaurante Don Romano…

Chez France celebra 13 anos com descontos e brindes exclusivos

A Chez France, importadora renomada no Brasil pela curadoria de vinhos franceses de alta qualidade,…

Crise do vinho tinto francês: mudanças de consumo e desafios climáticos

O vinho tinto, um dos símbolos culturais da França, enfrenta uma crise sem precedentes, apontada…