10/09 é Dia do Vinho do Porto

O  Dia do Vinho do Porto é celebrado no dia 10 de setembro. Uma história que começou em setembro de 1756, ano em que a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, entidade criada pelo então primeiro-ministro português Marquês de Pombal, delimitou a primeira região vinícola do mundo.

Quinta do Porto Douro - Ferreira
Quinta do Porto: mais antiga propriedade da Ferreira localizada no centro da região do Douro

Real Companhia Velha, como também era conhecida a entidade, era responsável pela regulamentação das vinhas da região do Alto Douro, e possuía exclusividade da produção, taxação e distribuição dos vinhos, que viriam a ser conhecidos mundialmente como “Vinhos do Porto”.

O Douro Vinhateiro, localizado no norte de Portugal, é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO como “paisagem cultural evolutiva e viva”. A região engloba cerca de 250 mil hectares, onde 44 mil são compostos por vinhas e 32 mil estão autorizados a produzir vinho do Porto.

Produção do Vinho do Porto

Vinho do Porto - Pisa Tradicional
Vinho do Porto – Pisa Tradicional

A produção da bebida licorosa é complexa. Em meados de setembro, as uvas são vindimadas à mão e o vinho é feito a partir de uma ampla variedade de castas tradicionais, a maioria delas nativas da região do Douro. Depois são transportadas para a adega e inspecionadas por enólogos. Aprovadas, são colocadas em grandes tanques para serem “pisadas” – ou com máquinas modernas especiais ou, mantendo a tradição, com os pés descalços e de forma artesanal. Durante o processo de elaboração, o vinho recebe adição de aguardente vínica, uma bebida feita por meio da destilação do vinho com o objetivo de aumentar a graduação alcoólica do produto final. Essa adição ocorre durante a fermentação, quando as leveduras morrem com o alto teor de álcool e o processo é interrompido resultando, assim, em um vinho fica com uma quantidade maior de açúcar residual.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…