A Associação Brasileira de Enologia (ABE) encerrou as inscrições para a Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2024, com 67 vinícolas de oito estados brasileiros — Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo — enviando mais de 450 amostras. Agora, a ABE inicia a fase de coleta, uma etapa crucial para o processo, que envolve a mobilização de mais de 30 profissionais, principalmente enólogos, responsáveis por percorrer o país e coletar diretamente dos tanques de aço inox e barricas de carvalho.
A coleta começou em 5 de agosto e se estende até o dia 23 do mesmo mês, seguindo um protocolo rigoroso e padronizado. Cada amostra, composta por quatro garrafas bordalesas verdes de 750 ml, é identificada apenas por um código, sem rótulo, e acompanhada por um funcionário da vinícola durante todo o processo. As garrafas são transportadas em caixas de papelão fornecidas pela ABE, por carro ou avião, com destino final em Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho, onde serão armazenadas até a fase de Degustação de Seleção.
Segundo o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, a coleta é fundamental para a Avaliação. “Com as amostras devidamente coletadas e armazenadas, nosso próximo passo é realizar a degustação de seleção, feita às cegas e seguindo normas internacionais. Como se trata de uma avaliação técnica, que analisa vinhos ainda em elaboração, todos os degustadores são enólogos. Nosso objetivo é medir a representatividade da safra”, afirma Morari.
O grande evento, marcado para 19 de outubro, promete ser um momento especial para o vinho brasileiro. Serão disponibilizados 800 ingressos para o público, que poderão ser adquiridos a partir de 13 de agosto no site oficial da ABE. Para quem ainda não participou, a edição anterior está disponível online, oferecendo uma prévia do que esperar deste evento tão aguardado.
Leia também – Dia dos Pais em Brasília