ABS-DF participa da II Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília

II Feira Nacional da Uva e do Vinho  de Brasíia
II Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasíia

Mais uma edição da Feira da Uva e do Vinho de Brasília realizada com sucesso. O evento teve por finalidade apresentar o potencial do DF no cultivo da fruta – tanto de mesa como a vitis vinífera. A Feira aconteceu no Parque de Exposições de Planaltina-DF para prestigiar os produtores de uva do local e foi organizada por Marcelo Pereira e João Paulo D’Araújo, os mesmos coordenadores da Feira do Morango em Brazlândia, que acontece há mais de 20 anos.

A segunda edição da Feira Nacional da Uva e do Vinho ganhou mais dois dias esse ano
A segunda edição da Feira Nacional da Uva e do Vinho ganhou mais dois dias esse ano

Este ano, a feira aconteceu durante os dias 29, 30 e 31 de julho e 03, 04, 05, 06 e 07 de agosto, ou seja, em dois dias a mais que a primeira edição. Mais uma vez, além da comercialização de vinhos (de mesa e finos), incluiu também sucos de uva, geleias, embutidos, artesanatos e flores, além de um espaço gourmet e um espaço do empreendedor. Nesta segunda edição, o evento trouxe ainda diversas atrações artísticas, como as cantoras Elba Ramalho, Nayara Azevedo e muitos outros.

Participação da ABS-DF

A Associação Brasileira de Sommeliers do DF (ABS-DF) mais uma vez participou como apoiadora do evento e preparou uma programação bem especial para a feira em seu stand, que contou com workshops e diversas degustações conduzidas pelos diretores da associação e convidados. Durante todos os dias da feira, foram realizados 15 workshops gratuitos com temas variados para quase 400 participantes. Além disso, houve participação de convidados na apresentação de pequenas palestras também gratuitas.

ABS-DF: 15 workshops gratuitos para mais de 400 pessoas
ABS-DF: 15 workshops gratuitos para mais de 400 pessoas

O empresário Cláudio Gelelete, proprietário da Vórtice Representações, por exemplo, falou sobre Vinhos da Eslovênia, o sommelier Francisco Chaves, proprietário da CS Vinhos, falou sobre Mitos e Verdades no Mundo do Vinho e Alsimar Biscaro, da Una Capri, fez uma apresentação sobre as características do queijo de cabra em relação ao da vaca.

Rainha da II Feira Nacional da Uva e do Vinho e o Presidente da ABS-DF Sérgio Pires
Rainha da II Feira Nacional da Uva e do Vinho e o Presidente da ABS-DF Sérgio Pires

Para a Rainha da segunda edição da Feira, Maria Fernanda Franceschi, foi ofertado como prêmio um Curso de Vinhos Nível I da ABS-DF. Ela e todas as princesas do evento receberam uma taça personalizada da instituição das mãos do presidente Sérgio Pires.

Associados e convidados seguem para Planaltina em ônibus ofertado pela ABS-DF
Associados e convidados seguem para a Feira da Uva em Planaltina em ônibus ofertado pela ABS-DF

A ABS-DF também disponibilizou um ônibus para transportar da Asa Sul para Planaltina associados e convidados no dia 31 de agosto, o primeiro domingo da feira, e promoveu uma degustação especial para os participantes, contando inclusive com sorteio de brindes.

Participantes da II Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília prestigiando o stand da ABS-DF

Para Sérgio Pires, presidente da Associação, a II Feira da Uva e do Vinho de Brasília ultrapassou todas as expectativas de público. “A ABS-DF é uma parceira de primeira hora da Feira e temos o maior prazer em participar desse evento. Agradecemos a confiança que os organizadores e os participantes depositam na nossa Associação e pretendemos que esta parceria continue nos próximos anos”, ressaltou.

Marcelo, um dos organizadores da Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília e Sérgio Pires, presidente da ABS-DF
Marcelo, um dos organizadores da Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília e Sérgio Pires, presidente da ABS-D

Apoio

Todos os vinhos servidos durante o evento foram doados por parceiros da ABS-DF. Foram eles: Del Maipo Importadora, Vórtice Representações, Más Vino Vinhos, CS Vinhos, Ventisquero. Luvino, Casa Perini, Fabian, Larentis, Vinhos S.A., Cantu Importadora.

Visitas ao Stand ABS-DF

No decorrer da feira, visitaram o stand diversos enófilos, estudantes, jornalistas, autoridades e profissionais da área do vinho.

Membros da Provitis visitam o stand da ABS-DF
Artur Milhomem, diretor do Clube de Engenharia de Brasília; a vice-presidente Cláudia Oliveira; a diretora de Mídias Etiene Carvalho e o diretor pedagógico Juan Verdesio

Leia também: Wine Locals abre concurso para quem quer trabalhar comendo e bebendo de graça

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Porto a Porto promove almoço harmonizado com vinhos da linha VOGA Itália

Participei de um evento memorável organizado pela Porto a Porto, onde tive a oportunidade de…

Curso Básico de Vinhos Nível 1 Intensivo de Férias

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABSDF) acaba de anunciar o Curso Básico…

Evento destaca reforma tributária e apoio ao empreendedorismo

Na noite desta terça-feira (11), diversas lideranças do setor produtivo e autoridades públicas participaram da…

Rótulos Inovadores e Novas Regulamentações da União Europeia

Nos últimos anos, os rótulos de produtos, especialmente no setor de vinhos e espumantes, têm…