No fim do mês de novembro, já virou tradição a Black Friday (ou sexta negra), período quando as lojas oferecem ofertas e descontos interessantíssimos para poderem renovar seus estoques. O legal é que para o Sonoma, um dos maiores e-commerces de vinho do Brasil, esse evento não se limita a uma única sexta-feira. A partir de terça-feira (24) e até domingo (29), o site vai reunir os melhores vinhos – escolhidos a dedo pela equipe de curadores e sommeliers – com até 50% de desconto. Melhor ainda é que devido a uma parceria, os leitores do Blog Vinho Tinto terão acesso antecipado a essa promoção e os seguidores do blog que entrarem hoje (23) no site do Sonoma vão “pegar as prateleiras cheias”, podendo escolher os produtos mais desejados a um menor preço!!! Não perca a oportunidade!!! Claro que eu também vou aderir.
Tradição
A Black Friday começou na década de 1990 na Filadélfia e já foi adotado por vários países, como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e, pelo menos há cinco anos, começou no Brasil. Em média, a cada ano, o número de participantes no varejo nacional cresce 300%. É talvez o momento mais oportuno do ano para se fazer compras. Não é à toa que, nos Estados Unidos, as pessoas fazem filas de madrugada esperando pelas barganhas (consideradas, pelos clientes, “incríveis” e “absurdas”).
Descontos reais
Uma das maiores reclamações dos consumidores durante a Black Friday é a maquiagem de preços, tática que muitas lojas brasileiras utilizam para vender mais sem ter que necessariamente diminuir os valores. Alguns sites sobem arbitrariamente o preço de certos produtos pouco antes da data, podendo fingir um desconto grande na campanha.
Como o Sonoma não trabalha com grandes estoques, e cada produto que passa pelo site tem quantidade e tempo limitado de venda, os valores para a Black Friday são obrigatoriamente menores que os anteriores (os clientes podem até conferir pelas ofertas que receberam por e-mail ou pelo próprio histórico na página).
A iniciativa leva em consideração um dos pilares do Sonoma, que é o de facilitar o acesso dos brasileiros à cultura dos vinhos e a rótulos mais raros e exóticos, difíceis de encontrar nas lojas tradicionais. “Não só o preço será um diferencial, pois focamos naquilo que já nos orgulhamos em fazer bem e está em nosso DNA: curadoria”, explica Alykhan Karim, CEO do Sonoma.
Sobre o Sonoma
Criado em 2012, o Sonoma é hoje um dos maiores e-commerces de vinho do Brasil. Os dois pilares da empresa são a curadoria de vinhos, feita por uma equipe de sommeliers e profissionais especializados em enogastronomia, e a cultura, por meio de conteúdos exclusivos e forte interação nas redes sociais.