Imagina um evento ao ar livre que ofereça música ao vivo, comida de chef e vinho de qualidade. Pois é, essa a proposta do Bottle Rock, um Festival que acontece anualmente no Napa Valley, na Califórnia, e que reúne em três dias de festa mais de 120 mil pessoas.
O evento está ganhando cada vez mais notoriedade no mundo. Esse ano, em sua terceira edição, realizada no final de maio, o Bottle Rock contou com a participação de grandes nomes da música, entre eles, Imagine Dragons, No Doubt, Foster The People, Robert Plant, Snoop Dog, Capital Cities, Gipsy Kings e por aí vai. Foram mais de 50 atrações.
Afortunadamente, como eu ainda estava estudando em San Francisco (CA), tive a oportunidade de participar do evento – que diga-se de passagem, foi um espetáculo de organização! A começar pela preocupação dos coordenadores em reduzirem o tráfico até o local, oferecendo, portanto, alternativas de transporte coletivo e incentivando o transporte solidário e uso de bicicleta.
O evento aconteceu no Napa Valley Expo e contou com mega-estrutura para receber gente de todas as idades e tribos.
Além de três palcos para os shows e apresentações de culinária, foi montado no local do evento uma “Culinary Garden” – setor especial destinado especialmente para alimentação, que contou com a participação de mais de 50 restaurantes renomados, cada um montado em um estande diferente, oferecendo pratos rápidos das mais variadas cozinhas: americana, italiana, mexicana e asiática.
Claro que aproveitei o momento para comer um pouquinho…
Além do Culinary Garden, inúmeros foodtrucks ficaram estacionados em diversos locais do Bottle Rock vendendo comidas variadas.
28 vinícolas californianas marcaram presença nessa terceira edição do Bottle Rock. Além de venderem seus melhores vinhos para serem degustados durante os shows, ofereceram brindes, cupons de descontos e, também disponibilizaram espaços de entretenimento em cada um dos respectivos estandes; Silver Oak, Coppola, Clos du Val, Vezer, Robert Mondavi foram algumas das vinícolas participantes.
Diversos rótulos artesanais americanos também foram comercializados no evento, entre eles Coors Light e Blue Moon. Amei tudo. Infelizmente, só achei o evento caro, pois além de pagar US$140 pelo ingresso de um único dia e US$40 pelo transporte (ida e volta para San Francisco), tive que desembolsar entre US$10 e US$12 por copo de vinho. Inicialmente, achei meio incoerente o valor, afinal, pensei que a ideia do evento fosse divulgar e popularizar a bebida, que inclusive era consumida em copo de plástico ou acrílico. Mas, depois conversando com alguns americanos descobri que nos Estados Unidos eles vendem a bebida alcoolica com preço elevado durante os shows para evitar que as pessoas bebam demais e se embriaguem. Acho que a tática dá certo porque, por incrível que pareça, não vi nenhuma confusão e ninguém bêbado de dar vexame!!!
Enfim… valeu demais. Foi uma experiência inesquecível participar de um evento tão organizado como esse.
Quem tiver interessado, os ingressos para o evento do próximo ano já estão sendo comercializados na página oficial do Bottle Rock.
O vídeo oficial do evento pode ser visto clicando aqui em baixo.