Conheça os vinhos italianos da vinícola Brancaia

Grand Cru e Bodega Austral promovem degustação dos vinhos Brancaia

Vinhos Brancaia

A convite da Grand Cru e da Bodega Austral tive a oportunidade de conhecer os excelentes rótulos italianos da vinícola Brancaia da Toscana! A degustação foi conduzida pela representante da marca, Lucia Borri, para um pequeno grupo de clientes convidados.

Bianca Dumas (Blog Vinho Tinto) e Lucia Borri (representante da Brancaia)
Bianca Dumas (Blog Vinho Tinto) e Lucia Borri (representante da Brancaia)

Vinhos

Foram servidos 4 vinhos: Brancaia TRE Maremma IGT 2016, Brancaia Chianti Classico DOCG 2016,  Brancaia Chianti Classico Riserva DOCG 2015 e Supertoscano Brancaia Ilatria 2014.

O primeiro a ser apresentado foi o TRE Maremma IGT 2016.

TRE Brancaia

É um vinho simples e saboroso. Foi possível perceber notas de amoras e cerejas e um pouco de ervas. A acidez é media e o tanino médio baixo. Tem persistência média. É agradável e fácil de beber. É elaborado com Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot e envelhece por 12 meses em barrica de carvalho. Preço: 129,90

Após o TRE, partimos para o Chianti Classico e o Chianti Classico Riserva! Gostei muito dos dois! São vinhos que você pode levar pra um jantar com os amigos sem medo de errar!  Agrada fácil! 

Chianti Classico Brancaia
Chinati Classico 2016

O Chianti Clássico 2016 é um vinho leve com aromas de cerejas, leve floral, especiarias doces e pimenta negra. A acidez e taninos são médios. Tem boa persistência. É um vinho bem típico com boa intensidade aromática. É elaborado com sangiovese e canaiolo e passa 12 meses em barricas de carvalho. Tem um bom custo pela qualidade que entrega. Está  por R$ 139,90.

Chinati Classico Riserva Brancaia
Chinati Classico Riserva 2015

Já o Chianti clássico Riserva 2015 tem alta intensidade aromática e boa complexidade. Sem dúvida é um vinho mais estruturado. Os aromas de madeira são mais perceptíveis mas não mascaram fruta. Apresentou notas de cerejas negras, baunilha, balsâmico. A acidez e os taninos também são médios e a persistência é média alta. É um vinho bem equilibrado! É elaborado com sangiovese e merlot e passa por 16 meses em barrica de carvalho. Custa R$ 239,90.

Por fim, degustamos o Supertoscano Brancaia Ilatraia Toscana IGT 2014.

Brancaia Ilatraia
Ilatraia 2014

Possui muito estrutura e boa complexidade. Os taninos estão jovens e são médio altos e a acidez é média alta. As notas de frutas negras, eucalipto e pimenta são pronunciadas É um vinho que pode envelhecer para alcançar sua maturidade. É elaborado com Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Cabernet Franc. Amadurece por 18 meses em barris de carvalho francês. Preço: 629,90

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…