Experimentei dia desses o vinho chileno Cacique Maravilla Cabernet Sauvignon 2013. Interessante que degustei o vinho sem grandes expectativas e vou explicar o porquê. Como ele é produzido no Valle do Bio Bio, região situada bem ao Sul do Chile com clima frio e mais adequado à produção de Pinot Noirs e Asuvingon Blancs, não imaginava que pudesse haver um Cabernet Sauvignon de tão boa qualidade por ali. Afinal, a uva Cabernet apesar de ser amplamente produzida em todo mundo, precisa de certa quantidade de luz solar e calor para amadurecer corretamente e não conferir ao vinho sabores e aromas excessivos de pimentão verde, o que acaba, em minha opinião, tornando-se um grande defeito nos Cabernets.
Surpresa
Bem, mas a minha surpresa foi realmente enorme ao degustar o Cacique Maravilla Cabernet Sauvignon, pois as uvas estavam maduras de forma ideal. Além disso, o vinho mostrou-se equilibrado, com taninos macios, apresentou toques minerais, e até aroma de azeitona preta, além é claro dos aromas e sabores típicos de frutas negras. Por ser um vinho produzido de forma orgânica, isto é, seguindo a filosofia de ser o mais natural possível, sem uso de fertilizantes químicos, defensivos agrícolas (pesticidas, herbicidas) e com leveduras naturais apresentou-se um pouco (mas pouco mesmo) borbulhante, algo bem típico de se encontrar em vinhos produzidos de forma mais natural.
Para Iniciados e Iniciantes
Um verdadeiro achado que, certamente, vai encantar os já iniciados na prática de beber vinho com frequência e estão cansados de alguns vinhos chilenos e argentinos com aquele finalzinho doce. Por outro lado, para os que estão descobrindo as maravilhas do apreço ao vinho e são curiosos, trata-se de um excelente exemplar para ser comparado com outros Cabernets chilenos produzidos mais ao Norte do país e de maneira não natural.
Destaque do Descorchados
Vale ressaltar que descobri no site da vinícola algumas informações: a Cacique Maravilla foi eleita “Vinícola Revelação” pelo Descorchados, o guia de vinhos mais respeitado do Chile. O vinhateiro responsável é Manuel Moraga Gutierrez, amante dos vinhos naturais, se dedica a técnica para perpetuar a filosofia da vinícola que existe há mais de 300 anos.
Encontrei esse vinho no site da Sonoma e, realmente, recomendo degustá-lo. Preço – R$94.