Chefs brasileiros são desafiados a preparem pratos uruguaios em Lives

Lives entre chefs brasileiros e uruguaios - iniciativa Ministério do Uruguai
Lives entre chefs brasileiros e uruguaios – iniciativa Ministério do Uruguai

Chefs brasileiros e uruguaios vão interagir em lives organizadas pelo Ministério do Turismo do Uruguai. A instituição convidou profissionais renomados dos dois países para participarem do evento e compartilharem a rica cultura gastronômica do Uruguai.

Os chefs do Brasil vão reproduzir as receitas diretamente de suas cozinhas, transmitidas ao vivo via “live” pelo Instagram Uruguai Natural (@uruguainatural). Os encontros acontecerão sempre às terças feiras, a partir das 19h. A primeira receita, um guiso de peixe, será comandada da cozinha da chef Dayse Paparoto – vencedora do Primeiro MasterChef Profissionais no Brasil – no dia 30 de junho.  O prato típico da gastronomia uruguaia e presente em todas as cozinhas tradicionais do país, foi indicado por María Elena Marfetan – comandante da cozinha do emblemático Lo de Tere, localizado no luxuoso balneário de Punta Del Este.

Guisado Sopopó

Quando chega o inverno, os uruguaios são grandes fãs de ensopados e comidas de panela no geral. Existe uma grande variedade de pratos à base de lentilhas, feijão, grão-de-bico. Normalmente são acrescentados de carne, mas a chef uruguaia María Elena Marfetan trouxe como sugestão para a primeira “live” um guisado especial à base de peixe, cuja receita nasceu em La Paloma, emblemático balneário.  “Na minha casa chamamos este guisado de sopopó“, diz a chef.

Sobre María Elena Marfetan

Maria Elena Marfetan -Lo de Tere_Easy-Resize.com
Chef Maria Elena Marfetan -Lo de Tere

Nascida em Rocha, aos 8 anos iniciou suas atividades na cozinha com a mãe, no restaurante La Balconada, em La Paloma. Após terminado o ensino médio foi para Montevidéu e estudou gastronomia na Escola Superior de Gastronomia da capital uruguaia. Logo, passou uma temporada de 4 meses viajando pela França e Espanha, estudando os costumes gastronômicos dos dois paises.

Voltou ao Uruguai, onde trabalhou em um restaurante de Montevidéu e depois assumiu seu posto no restaurante Lo de Tere – destinado a ser referência na culinária terrestre e marítima do Leste uruguaio, bem como ser uma embaixada no departamento de Rocha. Desde 2001 a chef esta a cargo da cozinha de lá. María Elena Marfetán também queridinha e parceira do Brasil, é especialista em pratos com produtos da região, e entusiasta dos produtos de origem marítima.

Sobre Dayse Paparoto

Dayse Paparoto_Easy-Resize.com
Dayse Paparoto_Easy-Resize.com

Vencedora da primeira edição profissional do Masterchef Brasil (maior reality gastronômico da TV Brasileira). Formou-se em gastronomia no Senac de Águas de São Pedro (escola referência no segmento), cursou módulo de frutos do mar na reconhecida escola francesa Le Cordon bleu – em Paris e módulo de massas na One Day School com o Chef Matteo Ferroni – em Roma.

Com pouco mais de 16 anos de profissão, Dayse é Chef Revelação pela Veja SP (2009 e 2010), jurada do Bocuse D ́Or (maior concurso Gastronômico do mundo) e teve passagens pelos renomados restaurante Hotel Fasano, DueCuochi, Cucina, Nico pasta e Basta, Hotel Jequitimar Guarujá entre outros.

Leia também: El Palenque no Uruguai – um interessante restaurante “a las brasas”

Não perca a segunda live também

A segunda receita da série de “lives” será executada por um outro destaque dentre os chefs brasileiros, o paulistano André Nardo, proprietário do Domus Bistrô, restaurante especializado na culinária italiana e localizado na capital do Mato Grosso do Sul. André é louco pelo o Uruguai e lembra com saudades dos chivitos, por isso ele foi desafiado pelo chef uruguaio Juan Pablo Clerici a executar a sua receita ao vivo no canal @uruguainatural. Será dia 7 de julho às 19h.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Malartic Lagravière 2016

Com esse vinho não tem como não ter sorrisão. O Malartic Lagravière 2016 Grand Cru…

Fleurie Origines 2021

Pessoal, nas minhas mãos está uma garrafa Magnum (1,5 litro) de um Fleurie Origines safra…

Cursos ABS-DF 2025

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) acaba de abrir as matrículas para…

Don Romano celebra Dia do Queijo com promoções especiais

Em comemoração ao Dia do Queijo, celebrado em 20 de janeiro, o restaurante Don Romano…