Chegam ao mercado em março Vinhos com Selo IP Altos Montes da Safra 2021

Certificado de Produto

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes realizou a entrega do Certificado de Produto Aprovado para o uso do Selo de Indicação de Procedência (IP) Altos Montes Safra 2021. Doze rótulos receberam a certificação e o lançamento dos primeiros vinhos ao mercado está previsto para março de 2022, com os produtos elaborados com uvas brancas.

A cerimônia de entrega aconteceu na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, e contou com a presença do Prefeito de Flores da Cunha, César Ulian e Vice-prefeito de Nova Pádua, Inácio Sonda, além de demais autoridades locais, representantes da associação e das vinícolas que receberam o certificado, sendo elas:  Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Luiz Argenta, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana e Vinícola Bebber. 

Os vinhos aprovados passaram por avaliação técnica e degustação às cegas em outubro deste ano. Na ocasião, foram avaliadas doze amostras da Safra 2021 e reavaliadas duas da Safra 2020, todas foram recomendadas, por unanimidade, pelos sete enólogos avaliadores. Essa é a segunda safra de vinhos da Associação que irá receber o Selo IP. 

Vinhos contam com procedência impecável

“Um fator que, confesso, me causou surpresa é que os vinhos foram recomendados todos por unanimidade. Isso significa que existe qualidade. O trabalho está sendo feito no campo, na vinícola, está muito bom e o resultado está aí, vinhos do ano passado e deste ano recomendados por unanimidade. Eu tenho acompanhado desde 2001 o Vale dos Vinhedos, Farroupilha, a Campanha Gaúcha e não se tem unanimidades, isso é muito raro, e isso repetiu por dois anos aqui”, comenta Jaime Milan, Presidente da Associação Brasileira de Indicações Geográficas. 

“Os vinhos da safra de 2021 se mostraram com um potencial de guarda muito interessante. Todos com uma acidez viva, um frescor muito presente. Vinhos exuberantes, que com certeza, poderão ter uma vida muito longa e amadurecer muito bem em garrafa”, aponta o enólogo e coordenador da IP Altos Montes, Felipe Bebber.  

O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas.   

Análise de prodecencia da produção de vinhos

Vinhos da Safra 2021 recomendados para o Selo IP Altos Montes  

Boscato Vinhos Finos  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot  

Cave de Angelina – Vinhos e Vinhedos  

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay  

Luiz Argenta Vinhos Finos  

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda (Corte)  

Vinhos Fabian  

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat  

Vinhos Viapiana  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir  

Vinícola Bebber  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot  

Vinhos de qualidade

Sobre a Apromontes

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) foi criada em 2002, para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por doze vinícolas:  Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon.   

Mais informações no site: www.vinhosdosaltosmontes.com.br

Leia: Mistral conta com os melhores espumantes para comemorar o fim de ano

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…