China desponta como segundo país com maior área de vinhas

download (5)

A OIVOrganização Internacional da Vinha e do Vinho  divulgou, hoje (27.04), em Paris, estudo apontando a China como o segundo país com a maior área de cultivo vinícola.

De acordo com dados de 2014, apresentados durante coletiva de imprensa virtual, a China tem 799 mil hectares de terra ocupada por videiras. A Espanha continua com o primeiro lugar, com 1,02 milhões de hectares.

Segundo a OIV, a China emergiu rapidamente com um dos principais atores na vinicultura, com 11% do território ocupado por vinhedos no ano passado. Em 2000, o país tinha  apenas 4% do seu território destinado ao cultivo de vinha.

O diretor geral da OIV, Jean-Marie Aurand, apresentou  na sede da OIV em Paris os elementos informativos sobre "o potencial de produção vitícola, o balanço da colheit, e a situação do mercado e os intercâmbios internacionais em 2014
O diretor geral da OIV, Jean-Marie Aurand, apresentou na sede da OIV em Paris os elementos informativos sobre “o potencial de produção vitícola, o balanço da colheita, e a situação do mercado e os intercâmbios internacionais em 2014

Produção e exportação – Já a França continua sendo o maior produtor de vinho do mundo: só no ano passado foram 47 milhões de hectolitros; e foi também o país que mais exportou vinho em 2014.

Consumo – Os Estados Unidos ainda lideram o ranking de maior consumidor de vinhos do mundo, com cerca de 31 milhões de hectolitros, seguido pela França e Itália.

Importação – Os maiores importadores de vinho foram a Alemanha, o Reino Unido e os Estados Unidos, com um volume de negócios global de 26 mil milhões de euros.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

VIK 2021 é eleito o melhor vinho da América do Sul

A Vinã VIK alcançou um marco histórico no cenário global do vinho com sua safra…

Vini D’Italia 2024 celebra o vinho italiano em Brasília

No próximo dia 21 de novembro, Brasília será palco da 5ª edição do Vini D’Italia…

Luigi Bosca apresenta Malbec centenário em Mendoza

A vinícola argentina Luigi Bosca acaba de revelar um marco inédito para o mundo do…

Aurora Fine Brands traz vinhos inovadores da 7 Colores ao Brasil

  A Aurora Fine Brands amplia seu portfólio de vinhos sul-americanos com a chegada de…