
Mais três sommeliers foram aprovados na tarde de ontem (29.09) no Concurso Nacional de Sommeliers, conhecido como “Concurso Bottom Verde e Amarelo”, promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). São eles: Leonildo Santana (restaurante Dom Francisco Asbac), Fabiano Lopes (restaurante Dom Francisco 402Sul) e Francisco Chaves (Le Vin Park Shopping). Eu fiquei muito feliz em saber que esses profissionais foram aprovados porque sei que realmente são grandes conhecedores do assunto e mereceram a aprovação. Meus parabéns e votos de muito sucesso aos três!

Grupo restrito – Os candidatos foram submetidos a provas teóricas e práticas sobre vinho e serviço de vinho e alcançaram o desempenho mínimo de 80 pontos. Agora eles se juntaram ao restrito grupo de sommeliers quem possuem o bottom verde e amarelo e o nome registrado em livro próprio na ABS-Brasil em reconhecimento à competência profissional – apenas 63 profissionais em todo o Brasil. Em outubro de 2013, dois sommeliers de Brasília, Joaldo Lima (restaurante Dom Francisco 402 Sul) e Tiago Pereira (Adega Base), já haviam conquistado a tão concorrida certificação obtida aqui no Distrito Federal. Agora são cinco sommeliers profissionais certificados pela ABS Brasil, em provas realizadas em Brasília. A iniciativa de realizar as provas aqui na cidade foi do atual presidente da ABS-DF, Antonio Duarte.


Estudar sempre – Segundo Leonildo Santana, para obter o título foram necessárias muitas horas de estudo e dedicação, mas para ele mais importante do que o título é manter-se sempre atualizado. “Um bom sommelier deve estudar sempre, participar de confrarias, degustações, eventos e não apenas se preparar em vésperas de provas”, ressalta.

Melhor carta de vinho e melhores sommeliers – Não há como deixar de ressaltar, que com o resultado do concurso, a rede de restaurantes Dom Francisco (do chef Francisco Ansillero) possuidora de uma das melhores e mais completas cartas de vinho do país, conta agora, em sua equipe, com três sommeliers profissionais certificados pela ABS Brasil: Fabiano Lopes, Joaldo Lima e Leonildo Santana. Parabéns também à família Ansillero!

Fotos: Afonso Elísio, Carlos Alberto Guedes