A revista norte americana Wine Spectator, considerada uma das mais influentes publicações do mundo especializadas em vinhos, divulgou recentemente a lista dos 10 melhores vinhos de 2016. Para a criteriosa seleção, são levados em consideração os seguintes fatores: qualidade, relação custo x benefício, disponibilidade no mercado americano e um fator emocional, chamado de fator X. Milhares são analisados, mas poucos recebem a graça de figurar na lista e de ser considerado como um dos mais emocionantes do ano pela revista.
Curioso? Então confira agora quais foram os 10 melhores vinhos de 2016.
Nota 95 e Preço $ 38
Nota de teste
Roliço e carnudo, com um âmago denso de taninos concentrados e acidez vívida. Aromas de framboesa preta e madura, anis e alcaçuz em camadas, com sorteados sabores de cereja preta, torta de mirtilo e pimenta rachada fumegante.
Nota 96 e Preço $ 106
Nota de teste
Esse vinho provoca uma sensação deslumbrante, com um fruto opulento e compensado por notas estimulantes de ervas e acidez, mostrando suco de limão, amanteigado e sabor de pêssego branco apoiado por uma manteiga salgada – acabamento de estragão, com pitadas de talco e funcho no fundo. Sério e longo com um toque juvenil no acabamento, é um vinho para a adega.
Nota 94 e Preço $ 108
Nota de teste
Aromas de grafite, fumo e tabaco introduzem o sabor de cereja nesse expressivo, concentrado tinto. Taninos firmes e acidez vívida, equilibram o fruto e a pureza, enquanto ervas, especiarias e elementos minerais se reúnem num longo refinamento.
Nota 94 e Preço $ 175
Nota de teste
Um vinho lindamente estruturado, com uma acidez firme e taninos que mostram aderência e determinação em meio a um âmago de densa e tensa uva-passa e amora, tornado-o suculento. Aqueles que procuram clássicos da velha escola Cabernet abraçarão esse vinho. Deixar na adega por cinco ou sete anos é a abordagem certa.
Nota 94 e Preço $ 48
Nota de teste
Generoso e expressivo, grande e musculoso, este Machete California 2014 oferece um bocado de taninos, incluindo chá Earl Grey, chocolate amargo, violeta seca e gengibre torrado. Notas ricas de ameixa e cereja negra são balanceados pelo piso da floresta e acentos de terra, que permanecem, duradouros.
Nota 96 e Preço $ 59
Nota de teste
Aromas intensos de cereja, rosa, alcaçuz e alcatrão segurando tabaco, especiarias e elementos minerais no paladar. Concentrado, ainda que elegante e expressivo, com mais para oferecer. Termina com um longo e duradouro gosto de frutas, mato e minerais.
Nota 97 e Preço $ 68
Nota de teste
Sabores de damasco, nectarina e tangerina costurados em um gosto estimulante de laranja para dar energia, enquanto os sabores de manga e mamão adicionam, sublimemente, uma borda cremosa. O revestimento navega continuamente, cobrindo o palato com uma sensação de porcelana, enquanto um eco amargo de amêndoa perdura sem esforço, como uma cortina de renda pendurada numa brisa sem fim.
Nota 95 e Preço $ 90
Nota de teste
Suave, expressivo e de múltiplas camadas, exibindo sabores de ameixa, groselha, romã e violeta juntos e harmoniosamente, sendo persistente e duradouro – e excepcionalmente bem equilibrado.
Nota 95 e Preço $ 55
Nota de teste
Concentrado e expressivo, este Chardonnay é mergulhado com pedra molhada, ácido cítrico, sabores de pêra e goiaba verde que rodopiam através de um revestimento expansivo, ganhando impulso e dimensões extras a cada gole.
Nota 95 e Preço $ 90
Nota de teste
Extraordinariamente elegante para um vinho desse tamanho e profundidade, com níveis de ameixa, amora e corinto, bem como toques sutis de de alcaçuz preto, que permanecem puros, sutis e persistentes por um bom tempo.
Quer mais?
Para saber mais sobre os grandes vencedores da Wine Spectator’s 2016, acesse a lista original, em inglês, aqui. Há um pequeno histórico envolvendo os produtores de cada vinho, além de um vídeo falando sobre cada um deles. Confira! A lista completa com os 100 melhores vinhos pela Wine Spectator’s também está disponível no site da publicação.