Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi organizado pela MAS VINO (306 Sul), uma proeminente distribuidora brasileira, com apoio da Embaixada da Geórgia. O evento, realizado no Brasil, contou com a presença de representantes de empresas distribuidoras, restaurantes, grandes veículos de mídia e membros do corpo diplomático, entre eles o embaixador da Geórgia Zurab Mchedlishvili e os embaixadores da Grécia Ionanis Muruzis e do Azerbaijão, Rashad Novruz. O objetivo do evento foi ampliar a visibilidade da Geórgia como uma nação vinícola renomada e fomentar oportunidades para a exportação de vinhos georgianos na região.

A jornalista especialista em vinhos, Etienne Carvalho, que é também diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal fez a apresentação dos rótulos georgianos (cinco ao todo) e também sobre História, Denominações, Terroirs e Curiosidades da Geórgia.

Durante o evento, o embaixador georgiano Zurab Mchedlishvili fez um discurso, destacando a rica história e cultura da Geórgia, com uma tradição de produção de vinho que remonta a 8000 anos, incluindo métodos de vinificação que são exclusivos do país. Devido ao grande interesse despertado pelos vinhos georgianos, a Embaixada da Geórgia anunciou planos para realizar eventos futuros semelhantes, alcançando um público ainda mais amplo.

Os vinhos degustados na oportunidade são produzidos pela vinícola Shilda e pela Askaneli, que possuem vinhedos em uma das regiões mais importantes da Geórgia, Kakheti.

Os vinhos degustados foram

Kakabadze Tbilisi Branco

Cor palha, aromas cítricos e de marmelo. Acidez suave e nítida e sabor agradável

Author’s Collection Rkatsiteli Qvevri – Askaneli

Fermentação pelo método milenar Qvevri. Rico em bouquet de aromas, figo seco, erva seca com taninos macios e final longo. Não é filtrado pelo método tradicional

Kakabadze Tbilisi Tinto

Cor de cereja escura, aromas aveludados de groselha preta e especiarias com notas de frutos secos vermelhos e tanino equilibrado

Kirke Saperavi Napareuli AOC

Cor de cereja escura, aromas aveludados de groselha preta e especiarias com notas de frutos secos vermelhos e de final longo e equilibrado

Author’s Collection Saperavi Qvevri – Askaneli

Fermentação pelo método milenar Qvevri. Cor rubi intensa, aromas de frutas negras como mirtilo, pimenta preta e notas de cereja madura. Rico em taninos macios, bem equilibrado, alta acidez, final longo e aveludado.

Leia também – Italianos que surpreendem

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Dia do Coquetel: Saboreie Receitas com Vinho

No dia 18 de maio é celebrado o Dia do Coquetel e o vinho pode…

Inscrições abertas: Workshops no 8º Festival Gastronômico de Atibaia

O 8º Festival Gastronômico de Atibaia está de volta, trazendo várias novidades neste ano! Além…

Logística reversa de vidro agora é monitorada em todo o Brasil

A Central de Custódia, empresa especializada em verificação de resultados da logística reversa de embalagens…

Decanter Wine Day 9ªedição

Prepare-se para a nona edição do Decanter Wine Day, um dos eventos mais prestigiados de…