Brasília ganha Vinícola a 50 minutos do Plano Piloto

O Distrito Federal entrou definitivamente para o cenário vitivinícola brasileiro. Isso porque no final de semana em que a capital completou 64 anos,  foi agraciada com a inauguração da Vinícola Brasília. A empresa marca um novo capítulo na História da uva e do vinho nacional ao fazer uso da moderna técnica da dupla poda, que inverte o ciclo da videira e possibilita a produção de vinhos brasilienses de qualidade. A estimativa é produzir 300mil garrafas por ano e gerar 100 empregos diretos e 800 indiretos.

A Vinícola é fruto da união de dez agroprodutores da região – Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena, Alto Cerrado, Villa Triacca e Vista da Mata – instalados desde a década de 70 no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), local que fica a menos de cinquenta minutos do centro da cidade. Atualmente no PADDF brilham a tinta Syrah e a branca Sauvignon Blanc, plantadas em 2018, e como novas apostas, a Tempranillo, a Cabernet Franc, a Marselan, a Sangiovese, a Grenache, a Malbec e a Viognier.

Alguns dos sócios dos 10 vinhedos que formam a Vinícola Brasília (Crédito: Fernanda Coutinho)

Com a colaboração de consultores franceses, enólogos do Sul do Brasil, e a expertise dos estúdios de arquitetura Studio AZ e Lazzeri, a Vinícola Brasília surge como um centro de inovação e criatividade, em um espaço de 1.821,63 m² que mescla modernidade e tradição. Por lá a infraestrutura para a vinificação é compartilhada e utiliza equipamentos comuns para a criação de vinhos com assinatura própria e rótulos individuais dos vinhedos dos dez sócios. A sustentabilidade também é marca registrada da nova vinícola que, segundo seus proprietários,  adota práticas como sistemas de irrigação eficientes e a conservação da vegetação nativa, garantindo a qualidade das uvas e a proteção ambiental.

Rótulos – Já são seis os rótulos produzidos pela vinícola – o Rosé Pilottis, um blend de Syrah e Tempranillo; o Sauvignon Blanc Cobogó; o Malbec Syrah Croqui; o Malbec Alvorada e o Syrah Alvorada. Além do já premiado Monumental Syrah. A Vinicola recebe consultoria técnica dos respeitados enólogos brasileiros Anderson Schmitz e Marcos Vian, da Enovitis.

Enoturismo – “Além de produzir vinhos excepcionais, a Vinícola Brasília está comprometida em oferecer experiências enoturísticas memoráveis para seus visitantes. Tours pelos vinhedos, degustações guiadas, cursos de vinhos e eventos especiais estão sendo cuidadosamente planejados para celebrar não apenas o vinho, mas também a rica herança cultural dos pioneiros que ajudaram a moldar a história da região”, enfatizam os sócios. A empresa conta atualmente com o apoio do governo local que instituiu no início deste ano uma comissão para avaliação e definição de ações de fomento, apoio e incentivo ao enoturismo no DF.

 Entre as autoridades presentes no evento, estavam o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, que participaram do desenlace da inauguração, junto aos sócios. “Quando me apresentaram o projeto e a técnica que é aplicada na produção, passei a acreditar e envolvi todas as nossas equipes de governo”, disse Ibaneis à imprensa. “Nós viemos junto com esses produtores para incentivar a produção de vinhos na nossa cidade e criar mais uma rota de turismo. Essas fazendas todas têm sua parte de turismo. É mais um local para a população do Distrito Federal conhecer com muito empenho, porque está sendo feito um trabalho de grande êxito nesta região.”

Governador Ibaneis Rocha, Paulo Henrique Costa (presidente do BRB) e sócios, entre outros nomes, na inauguração da Vinícola Brasília para convidados em 20.04 (Crédito: Fernanda Coutinho)

No sábado (20/04), a cerimônia teve uma apresentação com músicos do Quarteto de Cordas da Orquestra que tocaram grandes sucessos nacionais, incluindo “Tempo Perdido”, canção da banda Legião Urbana, uma das mais emblemáticas do rock brasiliense. Ao final, os convidados puderam degustar os vinhos da casa, servidos pelos próprios sócios, com direito a um buffet assinado pela Sweet Cake. Já no dia seguinte (21/04), a Vinícola Brasília inaugurou a primeira experiência para o público, com degustação e tour pelo espaço.

Momentos

Os enólogos consultores da vinícola Anderson Schmitz e Marcos Vian – Enovitis
Degustação Especial de todos os vinhos da Vinícola Brasília
Liana Sabo e Sueli Maestri
Juscelino Pereira, restaurante Piselli
Etienne Carvalho e Marcos Vian
Sérgio Pires (presidente da Associação Brasileira de Sommeliers do DF – ABSDF), Ale Mendonça, Rodrigo Sucena e Marina Vitor
Bárbara Soares, Vivi Campos, Ticiana Werner, Etienne Carvalho, Lu Barbo, Edu IVV
Governador do DF Ibaneis Rocha (ao centro) com os proprietários da Ercoara e sócios da Vinícola Brasília
Sergio Pires, Anahides Buccar, Ronaldo Triacca, Alë Mendonça, Etienne Carvalho, Renata Marchese, Letticiae Bittencourt e Fabrício Marchese
Rachel Alves, André Kubtischeck e Etienne Carvalho
Ricardo Pereira (Provitis) e Etienne Carvalho
Sergio Pires e o Governador Ibaneis
Giba, Etienne Carvalho, Ticiana Werner e Adriana Nasser
bianca Dumas, Sérgio Pires e Alê Mendonça
Rodrigo Brito, Etienne Carvalho e Karla Geraldine

Leia também – Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.35

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Reforma Tributária: Como o Vinho Será Afetado?

A reforma tributária está prestes a impactar o preço das bebidas alcoólicas, tornando-as mais caras…

O Melhor da UVVA apresentado pela ABSDF em Brasília

Na última sexta-feira, dia 24, a ABS/DF (Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal), em…

Celebração de Corpus Christi em Flores da Cunha

A cidade de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, se prepara para ser…

Sete Lendários Miolo

O Miolo Wine Group está em uma jornada pelo Brasil para apresentar a terceira Coleção…