Curso on-line de Análise Sensorial pela UCDavis. Fiz e gostei!

Curso de Análise Sensorial
Curso de Análise Sensorial UCDavis e Coursera

A quarentena não tem sido um momento fácil pra ninguém, no entanto, é preciso saber tirar proveito deste período. Entre outras atividades, o estudo diário tem feito parte de minha rotina. Quem trabalha no mundo do vinho sabe que além da prática de beber o vinho a teoria é algo fundamental e extremamente necessário.

Curso: Wine Tasting: Sensory Techniques for Wine Analysis” ou em português: “Degustação de vinhos – técnicas sensoriais para análise de vinhos”

Pesquisando na internet descobri o curso Wine Tasting: Sensory Techniques for Wine Analysisou em português: “Degustação de vinhos – técnicas sensoriais para análise de vinhos”. Fiquei super empolgada em fazê-lo principalmente quando vi que estava sendo ofertado on-line pela Universidad da California (uma das mais respeitadas do mundo na área vitivinícola) em parceria com a Coursera (uma plataforma americana de cursos on-lines).

Diploma UCDAVIS
Diploma UCDAVIS

Para fazer o curso não há qualquer exigência a não ser o entendimento da Língua Inglesa. Apesar de ser aberto para iniciantes e iniciados, após completar o curso, eu diria que é mais apropriado para pessoas que já fizeram pelo menos um curso básico de vinhos. Também é fundamental ter disciplina para estudar. No mais é tranquilo. Excelente inclusive para ter acesso ao vocabulário técnico em inglês da área de Enologia.

John Buechsenstein
John Buechsenstein

O professor do curso é John Buechsenstein, um enólogo veterano com vasta experiência na produção de vinhos no vale de Napa e em outras regiões vitivinícolas da costa da Califórnia e educador de vinhos com 30 anos de experiência, muitos deles na U.C Davis. É também o co-autor do Sistema Padronizado de Terminologia de Aroma de Vinho, conhecido como Roda de Aroma de Vinho.

Sobre o curso Análise Sensorial de Vinhos da U.C.Davis

O curso tem 5 módulos
O curso tem 5 módulos

O Curso tem cinco módulos com duração total de cinco semanas, ou seja, uma semana para cada módulo. As aulas são em vídeo e pré-gravadas e contém fóruns participativos. Além disso, ao final de cada módulo há um teste valendo nota que qualifica o aluno para seguir no estudo. Tipos de Vinho, Aromas e Sabores, Defeitos do Vinho, Harmonização e Trabalho final são os respectivos módulos. Este último consiste em uma avaliação pormenorizada de dois vinhos que deve ser redigida e enviada para que outros colegas de curso avaliem. É necessário também que cada aluno avalie trabalho de dois colegas. O melhor: o curso é gratuito, sendo necessário pagar apenas para receber o certificado, caso haja interesse.

Relembre também o post sobre a especialização em vinhos da Califórnia.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…