Curso on-line de Análise Sensorial pela UCDavis. Fiz e gostei!

Curso de Análise Sensorial
Curso de Análise Sensorial UCDavis e Coursera

A quarentena não tem sido um momento fácil pra ninguém, no entanto, é preciso saber tirar proveito deste período. Entre outras atividades, o estudo diário tem feito parte de minha rotina. Quem trabalha no mundo do vinho sabe que além da prática de beber o vinho a teoria é algo fundamental e extremamente necessário.

Curso: Wine Tasting: Sensory Techniques for Wine Analysis” ou em português: “Degustação de vinhos – técnicas sensoriais para análise de vinhos”

Pesquisando na internet descobri o curso Wine Tasting: Sensory Techniques for Wine Analysisou em português: “Degustação de vinhos – técnicas sensoriais para análise de vinhos”. Fiquei super empolgada em fazê-lo principalmente quando vi que estava sendo ofertado on-line pela Universidad da California (uma das mais respeitadas do mundo na área vitivinícola) em parceria com a Coursera (uma plataforma americana de cursos on-lines).

Diploma UCDAVIS
Diploma UCDAVIS

Para fazer o curso não há qualquer exigência a não ser o entendimento da Língua Inglesa. Apesar de ser aberto para iniciantes e iniciados, após completar o curso, eu diria que é mais apropriado para pessoas que já fizeram pelo menos um curso básico de vinhos. Também é fundamental ter disciplina para estudar. No mais é tranquilo. Excelente inclusive para ter acesso ao vocabulário técnico em inglês da área de Enologia.

John Buechsenstein
John Buechsenstein

O professor do curso é John Buechsenstein, um enólogo veterano com vasta experiência na produção de vinhos no vale de Napa e em outras regiões vitivinícolas da costa da Califórnia e educador de vinhos com 30 anos de experiência, muitos deles na U.C Davis. É também o co-autor do Sistema Padronizado de Terminologia de Aroma de Vinho, conhecido como Roda de Aroma de Vinho.

Sobre o curso Análise Sensorial de Vinhos da U.C.Davis

O curso tem 5 módulos
O curso tem 5 módulos

O Curso tem cinco módulos com duração total de cinco semanas, ou seja, uma semana para cada módulo. As aulas são em vídeo e pré-gravadas e contém fóruns participativos. Além disso, ao final de cada módulo há um teste valendo nota que qualifica o aluno para seguir no estudo. Tipos de Vinho, Aromas e Sabores, Defeitos do Vinho, Harmonização e Trabalho final são os respectivos módulos. Este último consiste em uma avaliação pormenorizada de dois vinhos que deve ser redigida e enviada para que outros colegas de curso avaliem. É necessário também que cada aluno avalie trabalho de dois colegas. O melhor: o curso é gratuito, sendo necessário pagar apenas para receber o certificado, caso haja interesse.

Relembre também o post sobre a especialização em vinhos da Califórnia.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Zante Restaurante: Uma viagem à culinária grega no Restaurant Week

Em tempos de calor intenso, nada melhor do que se refugiar em um ambiente arborizado…

Degustação exclusiva de Almaviva com Michel Friou em Brasília

Ontem, tive a oportunidade (e privilégio) de degustar em primeira mão a safra 2022 de…

Restaurant week no Mezanino: Almoço com vista na Torre de TV

Com as altas temperaturas e a seca intensificando o calor em Brasília, encontrar um local…

Conheça as marcas de vinho mais valiosas do mundo

As 10 marcas de vinho mais valiosas do mundo, segundo a Brand Finance, foram selecionadas…