Descubra o Alentejo: Um paraíso autêntico e acolhedor

Imagine um destino com paisagens deslumbrantes, hotéis incríveis, atrações encantadoras e a apenas uma hora do Aeroporto de Lisboa. O Alentejo, a maior e mais autêntica região portuguesa, oferece isso e muito mais, proporcionando experiências únicas e inesquecíveis aos seus visitantes.

Diferente das grandes cidades europeias, sempre lotadas de turistas, o Alentejo ainda preserva a calma e a possibilidade de contemplar suas atrações sem pressa. Suas cidades são tranquilas, proporcionando uma viagem agradável, e o turismo é sempre muito pessoal, já que os alentejanos recebem os visitantes calorosamente, fazendo-os sentir-se em casa.

O clima é agradável, o atendimento é amigável e acolhedor, as opções de hospedagem são fantásticas, os cenários são de tirar o fôlego, e a gastronomia é de dar água na boca. Tudo isso vivenciado em experiências únicas transforma as férias em momentos inesquecíveis para qualquer viajante.

Dark Sky

No Alentejo, é possível apreciar um céu estrelado de forma natural e ao ar livre, especialmente na região de Alqueva. Intitulada Dark Sky Alqueva, essa experiência se concentra em uma área de 10 mil quilômetros quadrados, protegida e certificada internacionalmente. O céu é tão limpo que a observação a olho nu permite ver uma grande variedade de objetos celestiais.

Outra experiência imperdível é sobrevoar o Alentejo em um balão de ar quente, oferecendo uma vista impressionante da cidade de Monsaraz e do famoso Lago Alqueva, o maior lago artificial da Europa, onde também é possível fazer um passeio de barco.

O clima de interior do Alentejo permite explorar a região em caminhadas, passeios de bicicleta ou a cavalo. Uma atividade muito procurada é o passeio em cavalos puro-sangue Lusitano, realizado na Coudelaria de Alter do Chão, a mais antiga coudelaria de Portugal.

Além do Dark Sky Alqueva, é possível observar as estrelas do céu alentejano do conforto do seu quarto de hotel. O L’And Vineyards, localizado em Montemor-o-Novo, oferece aos hóspedes a experiência única de dormir sob o céu estrelado em suas suítes Sky View, que contam com um teto retrátil, jardim interior e piscina privada.

Torre de Palma Wine Hotel

Para os amantes do vinho, há hotéis vínicos que proporcionam contato direto com a produção e degustação da bebida, como o Herdade da Malhadinha Nova, o São Lourenço do Barrocal e o Torre de Palma Wine Hotel. Nesses locais, os hóspedes podem mergulhar no mundo dos vinhos por meio de workshops de cozinha, jantares temáticos, piqueniques gourmet, visitas à adega e degustações.

A gastronomia do Alentejo merece destaque, com uma culinária diretamente ligada aos ingredientes frescos da região. A carne de porco alentejano, alimentado com frutos de azinheiras (bolotas), é mais saudável que a do porco tradicional, com menos gordura, calorias e colesterol.

Além da carne de porco, os peixes e frutos do mar também são muito apreciados. Durante a viagem ao Alentejo, vale a pena conhecer restaurantes como Herdade do Esporão, Tasca do Celso, Cavalariça e Sublime Comporta Beach Club, que oferecem experiências gastronômicas únicas.

O Alentejo também é conhecido por seus vinhos de excelência. Uma harmonização perfeita é o Pêra-Manca Tinto, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida com uvas Trincadeira e Aragonez. Este vinho passa 18 meses nas caves do Convento da Cartuxa, em Évora, antes de chegar às mesas.

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país, oferecendo um estilo de vida tranquilo e experiências inesquecíveis. Com praias intocadas, castelos e monumentos históricos, detém quatro títulos da UNESCO e diversos prêmios internacionais no setor do turismo. A promoção turística internacional do Alentejo é cofinanciada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

Leia também – Abrasel e o Google anunciam uma parceria

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vik Chile vence prêmio ‘South America’s Leading Wine Region Hotel’ pelo segundo ano consecutivo

O Vik Chile foi premiado pelo segundo ano consecutivo com o renomado prêmio “South America’s…

Casa Chandon Garibaldi: O Refúgio dos Amantes de Espumantes

Localizada na pitoresca cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Casa Chandon é muito mais…

Em Brasília, Cooperativa Vinícola Garibaldi leva novidades à Expovitis

Brasília se prepara para receber um dos eventos mais aguardados pelos entusiastas e profissionais da…

Prêmio Queijo Brasil

Em uma noite memorável em Blumenau (SC), ocorreu a entrega do Prêmio Queijo Brasil, um…