Dia 29 de agosto é dia da Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon - dia 29 de agosto é seu dia
Cabernet Sauvignon – dia 29 de agosto é seu dia

Você sabia que a Cabernet Sauvignon surgiu  no século XVII, no sudoeste da França, como resultado de uma reprodução acidental ocorreu entre a uva tinta Cabernet Franc e a branca Sauvignon Blanc? Hoje a Cabernet Sauvignon é a casta internacional mais plantada no mundo. Considerada a rainha das uvas tintas  ela também se adaptou muito bem em diversos países, como no Chile, África do Sul, Estados Unidos, Itália e aqui no Brasil. O Dia da Cabernet Sauvignon é comemorado em 29 de agosto e foi criado em 2010 pelo marqueteiro Rick Bakas, na Califórnia. O movimento começou no Twitter, com a hashtags #CabernetDay. 

Cabernet Sauvignon
Cabernet Sauvignon – varietais e blends interessantes

Cabernet Sauvignon é uma variedade tinta relativamente fácil de ser cultivada e que por ser bastante resistentee caiu nas graças dos viticultores do mundo. Em Bordeaux é extremamente famosa e adorada por ser capaz de deixar o vinho evoluir por muitos anos dentro da garrafa. Os vitivinicultores bordaleses aprenderam a brincar com a uva e além de produzir vinhos varietais começaram a fazer grandes misturas com a Merlot, por exemplo, e criaram uma das misturas de vinhos mais famosas do mundo: o corte de Bordeaux.

Cask 23
Cask 23, vinho de Cabernet Sauvignon californiano que desbancou os vinhos de Bordeaux

Além de seu sucesso em Bordeaux, a Cabernet Sauvignon viu sua reputação decolar ainda mais quando foi plantada na Califórnia, nos Estados Unidos. Em 1976, um Cabernet Sauvignon da vinícola Stags ‘Leap no Vale do Napa derrotou os melhores chateaus de Bordeaux no Julgamento de Paris de 1976 em uma degustação às cegas. A partir desse momento, o Cabernet Sauvignon da Califórnia, representando o Novo Mundo, foi lançada internacionalmente e começou a ser reconhecida ao redor do globo.

Leia também: Passeio por Stag’s Leap: região de bons Cabernet Sauvignon

Vinho da Cabernet Sauvignon

O vinho da  Cabernet Sauvignon é conhecido pela sua cor escura, normalmente é encorpado e possui um teor alcoólico mais elevado, especialmente os provenientes de locais mais quentes como Califórnia, Austrália e Chile. O vinho é seco e tem um nível significativo de tanino, razão pela qual pode gerar certa secura na boca. De forma geral, o vinho à base de Cabernet Sauvignon tem aromas e sabores de frutas negras, como cassis e mirtilo, tabaco e um toque de baunilha, que vem  do envelhecimento do vinho no carvalho.

Harmonizando Cabernet Sauvignon

Boas alternativas para harmonizar com vinhos à base de Cabernet Sauvignon são queijos duros, charcutaria e carnes gordurosas, além de massas com molho. Acompanhar comida com Cabernet Sauvignon não é algo rigoroso, mas de forma geral, esse é o tipo de vinho que fica muito melhor quando acompanhado de um bom prato.

Agora que você conhece melhor a Cabernet Sauvignon, que tal abrir um vinho dessa uva? Existem inúmeros exemplares de vários preços.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…