Dia Mundial do Rosé: dois rótulos para celebrar

Cave de Angelina - Vinho Rosé
Cave de Angelina – Vinho Rosé

Todo ano, na quarta sexta-feira de junho, comemoramos o Dia Mundial do Vinho Rosé. Essa data foi estabelecida em Provence, na França, local de origem dessa bebida, para celebrar suas características únicas, que combinam elementos do vinho branco e do tinto.

Em 2023, a celebração do Dia Mundial do Vinho Rosé é hoje, 23 de junho. Levando isso em consideração, Francine Tecchio Tonet, uma enóloga da vinícola Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, que faz parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, selecionou dois rótulos especiais para brindar a ocasião festiva:

  • Vinho Rosé Domans: Elaborado com as uvas tintas Cabernet Franc, Pinot Noir, Petit Verdot, Malbec e Merlot, o vinho fino rosé seco Domans é frutado, aromático, fresco e lembra framboesa. “É a escolha ideal para happy hours, sem a necessidade de acompanhamentos”, destaca Francine.
  • Espumante Rosé Domans: O Espumante Brut Rosé da linha Domans é elaborado pelo método tradicional (champenoise), 100% Pinnot Noir. “É uma bebida elegante e delicada, como todo Rosé deve ser”, afirma a enóloga da Cave de Angelina.

Em tons rosados, como indica o nome, o Rosé conta com a leveza do vinho branco e sabor marcante como o tinto, harmoniza com diversos alimentos, sendo escolhido em todas as ocasiões devido à sua versatilidade.

De acordo com a enóloga Francine Tecchio Tonet, no caso dos rótulos sugeridos, o vinho Rosé Domans harmoniza com pratos como risoto de camarão, frango assado, saladas, frutos do mar e petiscos leves. Já com relação ao espumante, pratos à base de peixe, carnes brancas e molhos leves são os mais indicados.

Região dos Altos Montes

Localizada na Serra Gaúcha, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é responsável pela maior produção de vinhos do país. A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) é composta por 17 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Família Ulian, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vik Chile vence prêmio ‘South America’s Leading Wine Region Hotel’ pelo segundo ano consecutivo

O Vik Chile foi premiado pelo segundo ano consecutivo com o renomado prêmio “South America’s…

Casa Chandon Garibaldi: O Refúgio dos Amantes de Espumantes

Localizada na pitoresca cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Casa Chandon é muito mais…

Em Brasília, Cooperativa Vinícola Garibaldi leva novidades à Expovitis

Brasília se prepara para receber um dos eventos mais aguardados pelos entusiastas e profissionais da…

Prêmio Queijo Brasil

Em uma noite memorável em Blumenau (SC), ocorreu a entrega do Prêmio Queijo Brasil, um…