A Faccin Vinhos, situada na cidade de Monte Belo do Sul, famoso Vale dos Vinhedos-RS, preparou uma experiência prática e inesquecível para os enófilos, amantes de vinhos naturais, que têm o sonho de produzirem seu próprio vinho. Será uma oportunidade única de participar de todo o processo de produção de um “vinho natureba”, desde a colheita ao envase e, até mesmo, à rotulagem. Os participantes da experiência também terão direito a 50 garrafas do vinho produzido.
Para quem desconhece, o vinho natural é aquele elaborado a partir de técnicas sustentáveis, tanto no vinhedo como na vinícola, ou seja, com leveduras selvagens das próprias cascas das uvas e sem adição de sulfito, sem correções alcoólicas e sem filtragem. De forma geral, são vinhos mais puros, com menor intervenção humana e com, digamos, uma identidade bem própria.
Experiência em três etapas
A experiência acontecerá em três etapas realizadas em diferentes épocas do ano. A primeira será no próximo dia 17 de janeiro, com a colheita das uvas e a respectiva vinificação. A segunda será a trasfega (transferência do vinho de um recipiente para outro com o objetivo de separar o vinho limpo das borras que ficam sedimentadas no fundo) e ocorrerá em meados de julho. Já a terceira e última fase vai ser o momento do envase e da rotulagem, e será realizada no final de 2020. Todas as etapas acontecerão na Faccin, onde também ocorrerão almoços festivos, especialmente elaborados para os participantes do evento, e regados a vários vinhos da vinícola.
Bruno Faccin, representante da quarta geração de produtores dos vinhos Faccin, explica que a ideia de criar um evento dessa natureza surgiu de demandas dos próprios clientes. “A ideia foi amadurecida e transformou-se em um projeto da vinícola junto ao Sebrae e agora é uma realidade. Vamos ensinar, com muito prazer, o passo a passo da produção de um vinho natural”, explica satisfeito.
Faccin Vinhos
A Faccin Vinhos foi fundada na década de 30 e está atualmente sob o comando de Antonio e de Bruno Faccin ( terceira e quarta gerações da família). A vinícola produz seus vinhos a partir de uvas próprias de vinhedos sustentáveis e a vinificação que processa é toda natural, seguindo o que fazia Ermínio Faccin, pioneiro da vinícola, em 1934. Seus vinhos têm produção bastante limitada. Vários de seus produtos já receberam prêmios da revista Adega, Guia Descorchados e Wines Brazil of Awards. Destaque para o vinho laranja Faccin Malvasia Bianca 2018.
Passaporte Meu Vinho Natureba
Aqueles que tiverem interesse em participar da experiência deverá comprar o passaporte pelo site da vinícola. O valor do investimento é de R$3.400,00, que podem ser divididos em até 10 vezes. Além do titular, o passaporte dá direito a participação de um acompanhante nas três etapas e nos almoços. Duas garrafas do “Meu Vinho Natureba” serão entregues ao final do curso ao titular e as 48 demais serão enviadas pelo Correios.
Mais informações pelo whats app (54) 99614-6331 .