Você Consegue Definir o Vinho Natural?

natural-wines

Você deve estar se perguntando: “Mas o que é vinho natural? Qual é a diferença dos tipos mais conhecidos?”

Sua definição EXATA ainda não foi elaborada, sendo um desafio até mesmo para produtores deste tipo vinho! Pois como mencionado, não há definição fechada. Segundo o francês Pierre Antoine Fosseux, responsável pelo e-commerce Garrafa Livre, especializado na importação de vinhos naturais, você precisa experimentar para entender!

Definição Vaga

Há muita discussão na França, inclusive entre os integrantes  do INAO – Instituto Nacional de Origem e Qualidade do vinho francês,  que se reúnem sempre para tentar chegar a uma definição precisa de vinho natural. O fato é que nem eles e nem os produtores concordam totalmente com os conceitos discutidos. Alguns simplesmente não querem estar em uma categoria fechada.

A Associação de Produtores de Vinhos Naturais da França (AVN), explica que o vinho natural é aquele produzido por meio de métodos naturais, sem que seja usado nenhum aditivo.

Para muitos a definição é muito vaga, e de fato, é mesmo! Segundo a AVN, a discussão está apenas no começo e espera, em breve, esclarecer todas dúvidas dos produtores e consumidores.

Como Identificar um Vinho Natural

Existem alguns parâmetros gerais importantes para que você identificar um vinho natural. São eles –

  • é elaborado a partir de uvas maduras cultivadas organicamente (sem  química e sem utilização de produtos sintéticos) ou biodinamicamente (com práticas agrícolas sustentáveis e agricultura que respeita o ciclo lunar)
  • tem suas uvas colhidas à mão
  • submete as uvas ao mínimo de manipulação
  • utiliza as leveduras nativas, com fermentação espontânea
  • tem vinificação feita com técnicas suaves ou não-intrusivas e que respeitam o meio ambiente, sem utilizar produtos enológicos químicos visando acelerar a estabilização ou modificar o sumo.
  • os vinhos naturais, em geral, possuem o mínimo de sulfito em sua composição

Quanto custa o Vinho Natural?

Com o dólar nas alturas e a tributação também, a empresa Garrafa Livre (que trabalha com rótulos importados da francesa Fosseux), por exemplo, não consegue abaixar muito seu preço além dos R$100. Em seu catálogo o mais em conta é o Reference 2014, Domaine de Porthiers, proveniente da região de Villemontais! Custa R$112,80.


Se você já possui experiência com o Vinho Natural não deixe de nos contar sua opinião sobre ele abaixo nos comentários!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Atrações WOW para férias em julho

Se você está planejando suas férias em Portugal neste mês de julho, uma visita ao…

Enólogo da Argento Apresenta Vinhos no Brasil

Nesta semana, o renomado enólogo argentino Juan Pablo Murgia, responsável pelos vinhos da Bodega Argento,…

Linha Carmen Reserva Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, México,…

ORO, as adegas que conquistaram os brasilienses

Ter uma boa adega em um restaurante é indispensável. Não dá para caprichar na cozinha…