Jornada do Sommelier: Evento ABS

Jornada do Sommelier - Crédito Augusto Tomasi
Jornada do Sommelier – Crédito Augusto Tomasi

A terceira edição da Jornada do Sommelier, organizada pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), está agendada para o dia 3 de junho (sábado), das 9h30 às 18h30. O evento terá lugar no Spa do Vinho, um hotel localizado no coração do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). Será transmitido ao vivo no canal do YouTube da ABS-RS, para celebrar tanto o Dia do Sommelier, comemorado na mesma data, quanto o Dia do Vinho Brasileiro, que será festejado no domingo (4).

Jornada do Sommelier - Feira de Vinhos - Crédito Augusto Tomasi
Jornada do Sommelier – Feira de Vinhos – Crédito Augusto Tomasi

A programação intensa começará pela manhã e se estenderá até o final da tarde, incluindo uma feira de vinhos e a revelação do vencedor do concurso de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul. Para participar do evento presencial, é necessário adquirir ingressos por meio deste link. O valor para o público em geral é de R$ 200, enquanto os associados da ABS-RS têm um investimento de R$ 100. Os ingressos incluem a participação em todas as atividades do evento, incluindo degustação de vinhos na feira, finger foods e pratos quentes no tasting harmonizado, além de um kit contendo uma taça e um estojo.

O ponto alto da Jornada do Sommelier, que tem como tema principal “O Futuro do Vinho no Brasil: Inovação e Sustentabilidade”, será o debate sobre boas práticas sociais na cadeia vitivinícola e também na rotina do Sommelier. Dois painéis discutirão a necessidade de implantação de duas fortes tendências vitivinícolas internacionais: a sustentabilidade ambiental e as boas práticas sociais por parte do setor.

Erica Taylor - Crédito Divulgação
Erica Taylor – Crédito Divulgação

painel “Equidade no vinho: boas práticas do vinhedo à taça”, que iniciará às 10h, terá como palestrantes Erica Taylor, diretora geral da South African Sommeliers Association (SASA); Deborah Villas-Bôas Dadalt, diretora do Spa do Vinho; Wallace Gonçalves Neves, melhor Sommelier do Brasil em 2022; e Rodrigo Valerio, gerente Geral de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora e coordenador da 18ª Fenavinho.

Lucia Bentancor de Léon - Crédito Divulgação
Lucia Bentancor de Léon – Crédito Divulgação

Dando sequência ao debate, o painel “Vitivinicultura Sustentável: o Caminho para um Futuro Responsável” abordará boas práticas de produção, desde o manejo ambientalmente amigável dos vinhedos até a condução responsável dos negócios no âmbito econômico. Os palestrantes serão Lucia Bentancor de León, inspetora do Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai (INAVI) e responsável pelo Programa de Viticultura Sustentável da entidade; Philippe Mevel, diretor de produção da Chandon do Brasil; Giovanni Ferrari, enólogo e proprietário da Vinícola Arte Viva; Ricardo Morari, presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE); e Rodrigo Bellora, chef e proprietário do restaurante Valle Rústico. Os painéis serão mediados pela diretoria da ABS-RS.

Deisi da Costa - Crédito Jeferson Soldi
Deisi da Costa – Crédito Jeferson Soldi


“Urge a necessidade de profissionalização e implementação de programas de compliance econômicos, sociais e ambientais em toda a cadeia vitivinícola, desde a indústria até a ponta final, onde os Sommeliers são parte importante desse processo. De maneira construtiva, a ABS-RS sugere que a vitivinicultura brasileira siga exemplos de sustentabilidade social existentes no mundo do vinho e, por essa razão, colocamos esse importante tema em debate na terceira edição da jornada”, conclama Júlio César Kunz, presidente da ABS-RS.

Marcelo dos Santos - Crédito Divulgação
Marcelo dos Santos – Crédito Divulgação
Feira de vinhos e concurso integram programação

À tarde a ABS-RS promove, também, dois importantes eventos. A feira de vinhos terá nova edição neste ano, após o sucesso registrado em 2022. O público poderá degustar produtos especiais de vinícolas, lojas e importadoras acompanhados por harmonizações (finger foods) com a curadoria do Spa do Vinho e do chef Fábio Lima.

E a partir das 14h30 a terceira edição do concurso vai selecionar o melhor profissional do serviço do vinho no Rio Grande do Sul em 2023. O vencedor será conhecido após a realização de um circuito que envolve diferentes aspectos da profissão de Sommelier. A final terá transmissão online via YouTube e para o público da Jornada, através de telões. A disputa será comentada por Vinícius Santiago, diretor de degustação da ABS-RS.

Luis Gustavo da Silva Buske - Crédito Divulgação
Luis Gustavo da Silva Buske – Crédito Divulgação

A Sommelière Deisi da Costa, campeã em 2021, e Luis Gustavo da Silva Buske, melhor profissional em 2022, defenderão seus títulos. O desafiante será o também Sommelier Marcelo dos Santos, da Cooperativa Vinícola Aurora. Antes de chegar à final, o trio realizou uma prova teórica sobre diversos aspectos da profissão. O teste teve a participação de 11 concorrentes, sendo três mulheres e oito homens. A maioria dos candidatos reside na Serra Gaúcha (9), sendo dois de Bento Gonçalves, cinco de Caxias do Sul, um de Canela, outro de Garibaldi, um de Canoas e um de Porto Alegre.

SERVIÇO

3ª Jornada do Sommelier
Quando: 
3 de junho de 2023 (sábado)
Onde: presencialmente no hotel Spa do Vinho (Rodovia Rs 444 Km 21 – Vale dos Vinhedos), em Bento Gonçalves (RS). Os debates também serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube da ABS-RS Também no formato presencial no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves (RS)
Programação:

9h30 – Credenciamento

10h – Painel 1: Equidade no Vinho: Boas Práticas do Vinhedo à Taça

Palestrantes:

Erica Taylor, diretora geral da South African Sommeliers Association (SASA)

Deborah Dadalt, diretora do Spa do Vinho

Wallace Gonçalves Neves, melhor Sommelier do Brasil em 2022

Rodrigo Valerio, gerente Geral de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora

11h45 – Coffee break

12h30 – Painel 2: Vitivinicultura sustentável: o caminho para um futuro responsável

Palestrantes:

Lucia Bentancor de Léon, inspetora do INAVI

Philippe Mevel, diretor de produção da Chandon do Brasil
Giovanni Ferrari, enólogo e proprietário da Vinícola Arte Viva

Ricardo Morari, presidente da ABE

Rodrigo Bellora, chef e proprietário do restaurante Valle Rústico

14h30 – Concurso Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul 2023

14h30 às 18h30 – Feira de vinhos e encontro de alunos ABS-RS

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…