Dia Mundial do Hambúrguer com Vinho!

A combinação clássica de hambúrguer e batata frita é indiscutível. No entanto, é possível elevar ainda mais a experiência gastronômica ao acrescentar uma taça de vinho. E o ponto de partida para essa delícia pode ser o Dia Mundial do Hambúrguer, celebrado em todo o país em hamburguerias, lanchonetes e restaurantes no próximo dia 28 de maio.

Para cada tipo de hambúrguer, há um vinho perfeito para harmonizar. Para ajudar na escolha, Sérgio Cruz, sommelier da Cantu Importadora, preparou algumas dicas para que a data seja celebrada com muito estilo.

San Telmo Malbec
San Telmo Malbec

O clássico X-Salada, feito com carne bovina, combina perfeitamente com um vinho Malbec. A sugestão do sommelier é o rótulo San Telmo Malbec, um exemplar típico de Mendoza, na Argentina, com taninos suaves no paladar e aromas e sabores frutados e florais.

Dom Pascual - Tannat e Merlot
Don Pascual – Tannat e Merlot

Já para o cheeseburger, que leva carne bovina e queijo, uma ótima opção é um vinho com uvas tannat e merlot, como o Don Pascual Bivarietal. Segundo o especialista, esse vinho é fácil de beber e apreciar, apresentando uma cor rubi intensa com reflexos púrpura e aromas de frutos vermelhos, como framboesa.

Vina Albali Gran Reserva
Vina Albali Gran Reserva

Para os amantes de hambúrgueres com queijos mais intensos, como cheddar ou gorgonzola, o vinho também precisa ser mais encorpado. Nesse caso, uma excelente escolha é o Vina Albali Gran Reserva. O sommelier recomenda esse vinho, que possui uma complexidade aromática incrível, com notas de frutas pretas maduras, couro e tabaco. É um vinho de guarda, perfeito para acompanhar carnes de caça, assados, queijos curados e embutidos.

Bons Ventos Vinho Verde DOC
Bons Ventos Vinho Verde DOC

Quanto ao hambúrguer de peixe, uma boa opção é um vinho verde, preferencialmente aqueles produzidos com uvas como loureiro, arinto e trajadura, que possuem muita frescura e boa acidez.

Queulat New Sauvignon Blanc
Queulat New Sauvignon Blanc

Por fim, para os veganos que apreciam hambúrgueres de grão de bico, uma combinação interessante é o Ventisquero Queulat Sauvignon Blanc, um vinho certificado como vegano. Durante o seu processo de produção, onde ocorrem as etapas de clarificação e filtragem, muitos vinhos utilizam proteínas de origem animal. No entanto, nesse caso, essas proteínas são substituídas por alternativas vegetais. Esse sauvignon blanc é complexo aromaticamente, com paladar refinado e muito equilibrado, sendo fresco e ideal para pratos leves e molhos aromáticos.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…