Inovadora, a vinícola italiana Matteo Correggia aceitou proposta da agência de design Reverse Innovation para dar início a um projeto interessantíssimo: Librottiglia, nome criado a partir das palavras libro e bottiglia, que em português significam livro e garrafa, respectivamente. A ideia do projeto é, basicamente, transformar os rótulos das bebidas em pequenos e graciosos livros de histórias.
A trilogia
O Librottiglia é apresentado em uma trilogia, sendo que cada uma das três histórias tem sintonia com os três tipos de vinho da linha. A cantora e compositora italiana Patrizia Laquidara assina “La Rana nella Pancia” (A Rã na Barriga), uma fábula “enigmática como o vinho seco brachetto Anthos e seu surpreendente aroma adocicado de frutas vermelhas e rosas”. Já a escritora brasileira e produtora cultural Regina Nadaes Marques, radicada em Milão, apresenta o romance “Ti amo. Dimenticami” (Te amo. Esqueça-me) com uma história de amor “intensa como o tinto nebiolo da região de Roero, no Piemonte”. A trilogia se completa com “L’Omicidio” (O Homicídio), uma ação policial bem-humorada do autor satírico Danilo Zanelli, “leve e refrescante como o vinho branco Roero Arneis”.
A má notícia é que, por enquanto, os vinhos estão disponíveis apenas na Itália e os textos estão escritos somente em italiano.
Design
Os livros, em tamanho compacto, funcionam como rótulos para as garrafas de 375 mililitros e se distinguem não só pelo seu conteúdo, mas pelo seu design gráfico minimalista. Segundo a agência Reverse Innovation, a embalagem harmoniza a degustação dos vinhos ao prazer da boa leitura.
A vínicola Matteo Correggia e a agência Reverse Innovation
A empresa Piedmont Matthew Correggia foi fundada em 1985 para realizar o sonho do proprietário (que tem o mesmo nome da empresa) de iniciar uma grande produção de vinhos em um território até aquela época desconhecido, o Roero. Hoje, a empresa está ao encargo da família do fundador.
Já a agência Reverse Innovation, com sede em Milão e Amsterdam, é uma empresa de comunicação e design premiada em diversos concursos internacionais. Seu compromisso é com a inovação, preocupada com a abordagem peculiar aos diferentes mercados e setores.
Fonte: Embalagem Marca e Librottiglia.