O carioca Cláudio Moreira Alves (no centro da foto), sommelier do Hotel dos Bretões, Sapucaia – Rio de Janeiro, foi eleito o Melhor Sommelier Brasileiro de Vinhos do Alentejo no Brasil. Com a conquista, ele exercerá a função de embaixador dos Vinhos do Alentejo no país, ao longo de 2016.
CVRA
Promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e mobilizando cerca de 60 inscritos de todo o País, a iniciativa tem o objetivo de descobrir e despertar talentos brasileiros para a área de vinhos, chamando a atenção para a produção do Alentejo, região que, pela expansão no número de garrafas, confirma cair cada vez mais, nas graças do apreciador brasileiro.
Terceira Edição
Essa foi a terceira edição do concurso e envolveu sommeliers das cidades brasileiras de Belo Horizonte, Campinas, Recife e São Paulo, com um workshop conduzido pelo jornalista e crítico de vinhos portugueses Rui Falcão. No workshop foram apresentados conceitos-chave da região vitivinícola do Alentejo, tais como o seu histórico, terroir e perfil dos vinhos. Durante o evento, eles realizaram teste escrito e foram convidados a aferir as caraterísticas singulares dos vinhos alentejanos. Desta etapa resultou o apuramento de dois representantes de cada cidade, perfazendo um total de oito finalistas que viajaram ao Alentejo conhecer de perto a realidade e as especificidades da região.
Grande Final
A grande final da competição promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) decorreu em Lisboa, no hotel Epic Sana e foi disputada por oito sommeliers. Consistiu numa prova teórica e uma prova oral, de teste de conhecimentos e simulação de serviço em contexto de restaurante, respetivamente. Teve como júri o crítico de vinhos Rui Falcão, o crítico gastronômico Duarte Calvão e o presidente da direção da CVR Alentejana, Francisco Mateus. A iniciativa anual tem como objetivo aproximar o mercado brasileiro da produção dos vinhos do Alentejo, mercado onde as exportações de vinhos alentejanos passaram de 2,3 para 3 milhões de litros, entre 2012 e 2015, o que significou um aumento de 30%.
Veja aqui uma reportagem da Final do Evento disponível no site da CVRA