Minas Gerais ganhará seu primeiro bar de vinhos flutuante, o Almas Gerais, em um investimento de R$ 1,5 milhão. Este empreendimento faz parte do ambicioso e inovador projeto enoturístico no Sul do estado, conhecido como Enovila.
Localizado na represa do Funil, que se estende por 40,49 km² nos municípios de Bom Sucesso, Perdões, Ijaci e Ibituruna, o Almas Gerais se destaca por ser um wine bar único no Brasil. Diferente de outras iniciativas, ele não ficará ancorado, mas circulará pela represa durante todo o seu funcionamento. Essa característica exclusiva promete oferecer aos visitantes uma experiência única, integrando a beleza natural das águas com a sofisticada degustação de vinhos.
O Almas Gerais será uma das principais atrações do Enovila, um complexo enoturístico em desenvolvimento que será totalmente inaugurado em janeiro de 2027. Este projeto grandioso incluirá a construção de uma vila de 60 casas no sistema de compartilhamento. Os proprietários das cotas terão a oportunidade de acompanhar todas as práticas do dia a dia de um vinhedo por quatro semanas ao ano. Isso incluirá o processo de produção, o plantio, as vindimas, além de ter acesso a rótulos exclusivos, uma adega personalizada, e até a possibilidade de fazer o próprio blend e projetar sua casa no local com a assinatura do renomado arquiteto Gustavo Penna.
O Almas Gerais, com um projeto arquitetônico de 180m² assinado por Gustavo Tavares e Vinícius Messias, foi concebido para proporcionar duas experiências distintas: uma em um ambiente intimista e outra em uma área aberta, no segundo andar, com integração direta com a represa do Funil. Com capacidade para 24 pessoas sentadas, além de um espaço sunset para 36 pessoas circulando, o wine bar também contará com uma cozinha totalmente equipada.
Inicialmente, o Almas Gerais será aberto ao público em geral aos sábados e domingos, enquanto durante a semana será reservado para eventos corporativos fechados. Com o tempo, à medida que o número de sócios da Enovila aumentar, o wine bar se tornará cada vez mais exclusivo, transformando-se em um atrativo especial para os membros do clube.
Os idealizadores do Enovila, Antônio Alberto Júnior e seu irmão Alessandro Rios, são empresários já conhecidos no mercado alimentício, com empresas como Jeito Caseiro (indústria de pães congelados), Verde Campo e Vida Veg (substitutos lácteos veganos), todas sediadas em Lavras. Eles acreditam que o Almas Gerais não será apenas uma atração para os turistas em Minas Gerais, mas também um destino relevante em âmbito nacional e internacional.
O Almas Gerais promete revolucionar o turismo enoturístico no Brasil, unindo a paixão pelo vinho com a beleza natural das águas mineiras, e criando uma experiência inesquecível para todos os visitantes.
Leia também – Dia do Coquetel: Saboreie Receitas com Vinho