Você sabia que para os vinhos serem considerados veganos é necessário que estejam isentos de agentes de origem animal ? Pois é, o que muita gente nem imagina é que usar esse tipo de agente na produção de vinho é algo comum no mundo todo. O exemplo mais habitual é a albumina (clara de ovo), utilizada na clarificação do vinho. Mas também tem a caseína (proteína do leite), a gelatina (origem bovina ou suína), a cola e o óleo de peixe e a quitina (produto da casca de crustáceos).
A Miolo Wine Group, no entanto, é uma das poucas vinícolas brasileiras que elabora vinhos sem o uso de proteína animal desde 2004. A empresa optou pelo uso da bentonite (terra diatomáceas), de origem mineral, na clarificação de seus vinhos e, portanto, só produz vinhos considerados veganos.
Vinhos Veganos até no contrarrótulo
Como a prática já é realizada pela empresa há mais de 16 anos, não é nenhuma novidade ter produtos veganos. O diferencial agora, no entanto, estará no contra rótulo dos produtos que terão o Selo da The Vegan Society, mais antiga sociedade vegana do mundo, reconhecida pela International Vegetarian Organization. O primeiro vinho a chegar no mercado com esta informação será o Miolo Wild Gamay 2020. Daqui para frente, todo vinho da Miolo chegará ao mercado exibindo em seu contra rótulo os selos da Vegan e da Alergenic Free, este cumprindo as legislações brasileiras.
O registro junto a Vegan é a garantia de ausência de derivados de origem animal considerados alergênicos pelos órgãos mundiais de segurança alimentar, tanto a União Europeia quanto a Anvisa, no Brasil.
Confira dados da Pesquisa
Em 2018, segundo pesquisa realizada pelo Ibope, 14% dos brasileiros já eram vegetarianos e veganos, com um crescimento de 75% em relação a 2012. Em números brutos, este percentual representa 30 milhões de pessoas. Segundo o estudo, 55% dos entrevistados consumiriam mais produtos veganos se houvesse uma melhor sinalização nas embalagens. Se tivessem o mesmo preço dos produtos de origem animal, 60% dos entrevistados daria preferência a eles na hora da decisão de compra.