Notas de Vinho por Etienne Carvalho – Ed.28

A coluna Notas de Vinho está de volta! Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas semanalmente nesta coluna. Quer colaborar? blogvinhotinto@gmail.com

10 anos de Blog Vinh0 Tinto

O Blog Vinho Tinto completou 10 anos e para compartilhar alguns dos momentos especiais vividos ao longo desse período, a cada semana (a partir do dia 07.03) será postado um pequeno vídeo no instagram @vinhosporetienne e aqui no Blog com flashes especiais. Serão dez ao todo. Acompanhe todas as quintas e reconheça as pessoas que fizeram ou fazem parte da História do Vinho de Brasília. Vai ser legal!

Noite de Vinhos Mineiros

Diretores da ABSDF recebem o produtor da vinícola Maria Maria em jantar harmonizado

Eduardo Neto, o Duzinho, da Vinícola mineira Maria Maria (na foto com a blusa azul) esteve em Brasília no dia 1 de março exclusivamente para participar de um jantar harmonizado organizado pela Associação Brasileira de Sommeliers do DF no restaurante Dom Francisco da Asbac. Ele apresentou seis rótulos produzidos pela vinícola que foram harmonizados  com um bem elaborado menu de comidas típicas de Minas Gerais. Maria Maria é uma das pioneiras na produção de vinhos de colheita de inverno no Brasil e tem esse nome para homenagear o cantor Milton Nascimento, amigo da família. Para a experiência ficar ainda mais completa, a cada etapa uma bela música de Milton foi tocada no violino. O jantar, organizado pelo diretor de eventos Fernando Brito, foi sucesso absoluto. Em Brasília, os rótulos da vinícola Maria Maria podem ser encontrados com exclusividade na Wine’s Life.

Primeiro filho

Sócios da Quartetto – Robson Carvalho e Elvidio de Paula e Jairo Rocha e Henrique Maia

No dia 29 de fevereiro, os sócios da Quartetto, localizada em Águas Lindas de Goiás, brindaram para celebrar o engarrafamento do primeiro vinho da vinícola – um Sauvignon Blanc! Ao todo foram produzidas 2300 garrafas que serão comercializadas a partir de abril. O Quartetto é fruto de um sonho de quatro amigos enófilos – dois cirurgiões dentistas,  Robson Carvalho e Elvidio de Paula e dois médicos cardiologistas, Jairo Rocha e Henrique Maia (foto). A vinícola, localizada a 50km do centro de Brasília, também divulgou recentemente o primeiro esboço do projeto do receptivo local. Em breve, teremos mais um destino enoturístico para visitar! 

Alma Viva 2021 na Wine C

Elaborado pelo prestigiado enólogo francês Michel Friou, o ícone chileno Almaviva agora será comercializado pela Wine C, braço da Del Maipo. Ainda nesse semestre a empresa dará início à comercialização da safra 2021 do vinho. Almaviva é um rótulo desejado por grande parte dos apreciadores de vinho do munho e assim como ocorre com os renomados bordaleses, sua negociação também acontece na famosa praça de Bordeaux (França), onde são vendidos os vinhos mais caros do mundo. O rótulo é produzido graças a união de duas grandes marcas da enologia mundial: a francesa Baron Philippe de Rothschild e a chilena Concha y Toro. Parabéns a founder da Wine C, Lara Torres, por mais essa novidade especialíssima no portfólio.

Sommeliers na Villa

Visita às instalações da Vinícola Brasília que vai ser inaugurada em 21 de abril deste ano
Visita às instalações da Villa Triacca

Um grupo de sommeliers de Brasília de diversos restaurantes e empresas da cidade visitou no início desta semana a Villa Triacca Hotel Vinícola & Spa, uma das dez empresas integrantes do projeto Vinícola Brasília – VB. O grupo foi recebido pelo empresário Ronaldo Triacca e sua esposa Ana Cenci. Os profissionais tiveram a oportunidade de acompanhar de perto todo o processo de produção dos vinhos do Cerrado brasiliense, feitos por meio da técnica da dupla poda. Houve também degustação de seis rótulos da Villa Triacca e também do inédito Malbec 2022 da VB.  A sede da vinícola Brasília também foi visitada (foto) e o passeio foi encerrado com um almoço servido no restaurante Sovizzo, localizado dentro da Villa Triacca.

Vinhos moldavos de alma italiana

Daina Nasteoli, proprietária da Lords of Brands e o italiano Claudio Arrigoni Neri, sócio da I’M Winery.

Desembarcou no final de fevereiro em Brasília a linha premium da vinícola ítalo-moldava I’M Winery que produz vinhos na Moldávia com técnicas italianas. São cinco rótulos exclusivos trazidos pela Lord of Brands, empresa de consultoria e business do mundo do vinho e que também importa, faz marketing e branding na área. O evento, organizado por Daiane Nasteoli, aconteceu na Trattoria da Rosario, no Lago Sul em Brasília, e contou com a presença do italiano Claudio Arrigoni Neri, sócio da I’M Winery. Destaque da degustação foi o espumante Amurg Brut feito pela uva Feteasca Alba. Com alta acidez, boa estrutura e cremosidade, o rótulo lembra os ótimos espumantes do Norte da Itália.

Incentivo ao Enoturismo

Representantes da Comissão para Avaliação e Definição de Ações de Fomento, Apoio e Incentivo ao Enoturismo no Distrito Federal, instituída em janeiro deste ano pelo Governador Ibaneis Rocha, conheceram essa semana as instalações da Vinícola Brasília, no PAD-DF e ficaram surpresos com a grandiosidade do projeto. O casal Renata e Fabrício Marchese, que estava na vinícola para engarrafar o Syrah Premium 2024 da Marchese, recebeu a comitiva. A expectativa é de que a visita represente o início de importantes ações em prol enoturismo local.

Degustação de Vinhos Gregos

No dia 03 de abril será realizado na embaixada da Grécia, em Brasília um Wine Tasting de vinhos gregos. O evento será destinado a sommeliers, distribuidores de vinho e proprietários dos principais restaurantes da cidade que vão ter a oportunidade de degustar mais de 40 rótulos trazidos para o Brasil pela  importadora Monte Dictis.  No mesmo dia, acontecerá também exclusivamente para jornalistas e influencers locais uma Master Class com degustação dos mais emblemáticos vinhos gregos. Será um evento incrível!

Palestrantes renomados

O enólogo Adriano Miolo, do Grupo Miolo, e o pesquisador e doutor Murilo Albuquerque Regina, “pai da dupla poda no Brasil” são os palestrantes brasileiros já confirmados para participarem da Expovitis Brasil 2024  O evento reunirá toda a cadeia vitivinícola brasileira  no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, que fica no PAD-DF, a 50 minutos do Plano Piloto. O enólogo francês Jean Michel Barcelo também virá da Europa para compartilhar seus conhecimentos com os participantes da feira que reunirá vitivinicultores e enófilos do Brasil e do mundo. A Feira acontece de 19 a 21 de julho de 2024.

Lives em Comemoração ao Dia da Mulher

Realizada em 3 de março, essa foi a primeira live da Série Especial Mulheres

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a ABSDF preparou uma série de lives com algumas profissionais do setor de vinho. A primeira delas aconteceu no dia 03 de março. A entrevistada foi Cláudia Oliveira, vice-presidente da ABSDF (na foto de vermelho). Ela é a única mulher do Centro-Oeste com o título Dip WSet 4 e também a única certificada internacionalmente em vinho do Porto, vinho Madeira e Jerez. O tema da live foi Vinho Fortificado. As lives serão conduzidas pela jornalista Etiene Carvalho (foto), diretora de Mídias da ABSDF, e ficarão disponíveis no instagram da @_abs_df.Veja a seguir as próximas lives

Dia 10.03 – As sommelières de Brasília Ana Clara Carvalho e Elaine Mendes falarão sobre o dia a dia de uma sommélière e contarão suas experiências em restaurante e lojas

Dia 17.03 – A Doutora em viticultura e Eng. Agronôma Aline Mabel contará sua experiência no campo, abordando as facilidades e dificuldades da profíssão para as mulheres

Dia 24.03 – A enóloga Vanessa Stefanini, eleita enóloga do ano em 2023 pela Associação Brasileira de Enologia, contará sua experiência no dia a dia na produção de vinhos e espumantes (inclusive na Cave Geisse) e, claro, também abordará as dificuldades e facilidades da profissão para as mulheres.

Moët & Chandon de visual novo

Continuando as celebrações dos 280 anos da marca, a Moët & Chandon inovou no visual de suas garrafas e embalagens e passa a apresentar uma estética mais moderna e elegante. A mudança no design começa com o novo visual do icônico Moët Imperial Brut e segue com os demais rótulos da marca. Tudo isso para tornar o rótulo mais atrativo e desejável. Esta mudança anuncia a alteração dos demais rótulos até o final de de 2025.

Vinho Sertanejo

Já está sendo comercializado pela My Winery  o vinho especial produzido para marcar os 50 anos de carreira da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, intitulado ‘Ch&X’. O vinho é produzido exclusivamente a partir de uvas Cabernet Franc, colhidas na região de Luján de Cuyo, em Mendoza, Argentina, em 2020 e tem edição limitada. Preço médio R$280,00.

Vinho e Cachaça em Sampa

A edição 2024 das feiras São Paulo Internacional Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair, voltadas para os profissionais e produtores dos segmentos de vinhos e destilados, devem gerar cerca de R$ 25 milhões em negócios.  Este ano estão confirmadas 95 empresas expositoras, que representam cerca de 250 marcas de vinhos, cachaças e outros elos da cadeia produtiva, de países do Novo e do Velho Mundo A expectativa é receber 10 mil pessoas nos três dias de evento. O evento acontece no Expo Center Norte.

Notas de Vinho por  Etiene Carvalho – Semanalmente no Blog Vinho Tinto. Quer colaborar? Envie as informações para blogvinhotinto@gmail.com.
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…