Para Iniciantes: conheça a Cabernet Sauvignon, rainha das uvas tintas

Cabernet Sauvignon

Hoje vou falar sobre Cabernet Sauvignon, uma uva que adoro! É uma casta internacional conhecida como “rainha das uvas tintas” por sua facilidade de produzir vinhos de qualidade nos mais diversos climas. É originária da região de Bordeaux na França. Dela surgem vinhos tradicionalmente estruturados, com bastante tanino, acidez alta e com boa capacidade de envelhecimento.

Esta uva compõe a estrutura básica dos mais finos vinhos de Bordeaux e também oferece os mais finos varietais do Novo Mundo. Os vinhos Cabernet Sauvignon normalmente apresentam notas de frutas pretas (amora, cereja preta, groselha preta). Geralmente produz vinhos tânicos de muito corpo e acidez alta, que amadurecem bem em barricas de madeira e envelhecem bem em garrafas, produzindo muita complexidade. Quando provenientes de climas moderados são mais leves e menos encorpados e seus aromas e sabores de frutas escuras podem vir acompanhados de notas de pimentão e menta. Já os de clima quente são mais encorpados e tendem a lembrar frutas maduras e compota de groselha e cereja preta. É muito comum encontrar os vinhos tintos de Cabernet Sauvignon misturados a outras variedades de uva, como Merlot, Shiraz, Malbec e Carménère.

E você, gosta dos vinhos feitos a partir da Cabernet Sauvignon? Qual o vinho mais gostoso dessa uva que você já experimentou? Conte para nós!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Restaurante Aroma ganha novos pratos e ambientes

O Restaurante Aroma celebra seu quinto aniversário no final deste ano, mas já começou a…

João Roquette da Qualimpor é personalidade do Ano no Brasil

O dirigente da Qualimpor, João Roquette, português de origem, foi recentemente laureado com o título…

Participe do Festival de sakês no Noru Sushi

Se você é um entusiasta da culinária japonesa ou está à procura de aventuras culinárias…

Sugestões WM Vinhos para a sua adega. Confira!

E quem não adora ter uma garrafa de vinho à mão em casa, certo? Melhor…