Pêra-Manca tinto 2013 tem lançamento mundial realizado no Brasil

Para quem é fã do Pêra-Manca tinto, uma excelente novidade: enfim foi lançada a mais recente safra do vinho, a 2013. Ícone da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), esse vinho alentejano somente é produzido em safras muito especiais. Para se ter uma ideia, desde o lançamento até hoje, foram apenas 14: 1990, 1991, 1994, 1995, 1997, 1998, 2001, 2003, 2005, 2007, 2008, 2010, 2011 e 2013. Número justificado pelo elevado grau de exigência na seleção das colheitas para produção do rótulo.

Eu e o presidente da FEA, José Mateus Ginó (à dir.) e o enólogo da vinícola, Pedro Baptista (à esq.)

Quem esteve em Brasília para o lançamento do vinho, foi o presidente da FEA, José Mateus Ginó, e o enólogo da vinícola, Pedro Baptista (foto). O evento, organizado pela Adega Alentejana, que importa o Pêra-Manca para o Brasil, aconteceu no restaurante Bloco C e reuniu alguns jornalistas e convidados especiais. Tive a oportunidade de  participar deste momento especial, representando o Blog Vinho Tinto.

Segundo o presidente da FEA, o Brasil foi escolhido para sediar o lançamento mundial do vinho, antes mesmo até de Portugal, por conta do respeito que a Fundação tem pelos consumidores brasileiros. “O Brasil é um mercado muito importante para nós e, por isso, merece uma atenção especial”, explicou.

Sobre o Pêra-Manca Tinto

Pêra-Manca: resultado da união das castas Trincadeira (55%) e Aragonêz (45%),

O Pêra-Manca é sempre um corte resultante da união das castas Trincadeira (55%) e Aragonêz (45%), cuja vindima é feita de maneira criteriosa com uvas apanhadas à mão. A fermentação acontece em depósitos de carvalho francês e, antes da realização do corte final, as uvas estagiam entre 18 e 24 meses em tonéis de carvalho de 3mil e 5mil litros. Para o enólogo Pedro Baptista, o Pêra-Manca é uma expressão natural do terroir de 17 hectares onde estão plantadas as vinhas. “Todos os anos, nós sabemos onde queremos chegar. O desafio é conseguir chegar até lá”, ressaltou ao justificar que nem toda safra é propícia para se produzir o Pêra-Manca.

Para evitar fraudes, uma vez que o vinho é cobiçado internacionalmente,  a FEA criou um selo de autenticidade que consiste em um código único, associado à uma imagem holográfica incorporada na cápsula da garrafa, que pode ser validado no site da marca.

Notas de degustação Pêra-Manca 2013

Pêra-Manca 2013: vinho promissor

O exemplar 2013 é um “vinhaço”. Durante a degustação, houve quem falasse “ser um dos mais promissores dos últimos tempos”, o que acredito. Por estar muito jovem, ainda apresenta taninos bem marcantes, embora educados. Possivelmente dentro de cinco anos estará muito melhor para ser apreciado. É um vinho com frutas vermelhas muito intensas, notas de especiarias, toques levemente terrosos e um pouquinho de menta. É fresco com acidez pronunciada. Inicialmente possui mais boca que nariz, mas depois que respira na taça é possível notar o quão marcante é sua complexidade.  É  bem intenso e possui um final de boca extremamente persistente. Detalhe importante: foram produzidas apenas 19.500 garrafas que devem chegar ao consumidor final com o preço médio de R$1800,00.

Outros vinhos

Pêra-Manca branco 2013: elegante e intenso

Durante o evento, foram degustados outros vinhos produzidos pela FEA: Cartuxa Branco Colheita 2016, Pêra-Manca Branco 2013, EA Tinto Reserva 2013 e Cartuxa Tinto Colheita 2014. Dentre esses, meu destaque vai para o Pêra-Manca Branco 2013, feito com as castas Antão Vaz (70%) e Arinto (30%), esse vinho fermenta em barris de carvalho e, por isso, apresenta uma untuosidade marcante. É, ao mesmo tempo, elegante e intenso. Possui notas cítricas, um toque de pão grelhado  e notas de manteiga, tanto no nariz como na boca, e um frescor bastante pronunciado.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Union Distillery apresenta Vintage 2005 Double Wood

A Union Distillery, referência na produção nacional de whisky, apresenta ao mercado o Pure Malt…

Sabores da Itália marcam o Na Praia 2025

A nova edição do Na Praia Festival já começou e, além da programação musical, a…

Universidade do Vinho será inaugurada no Rio de Janeiro

Você já ouviu falar numa universidade do vinho? Pois é. Ela agora é realidade. E…

Aurora aposta em rosé com D.O. e vendas online

A Cooperativa Vinícola Aurora acaba de ampliar sua linha de espumantes premium com o lançamento…