A quarta edição da ProWine São Paulo começou nesta terça-feira, 1º de outubro, às 12h, no Expo Center Norte. Durante três dias, o evento espera receber mais de 12 mil visitantes, e já se destaca por ter batido recordes antes mesmo de iniciar. Serão mais de 1.400 marcas de 34 países em exposição, em uma área 30% maior em comparação a 2023. Esta que é a maior feira de vinhos e destilados das Américas reúne os principais players do setor para a geração de negócios, lançamento de produtos, networking e troca de conhecimentos.
Uma das novidades deste ano é o lançamento de um aplicativo exclusivo para conectar expositores e visitantes, aprimorando a experiência e ampliando as possibilidades de contato dentro da plataforma da ProWine São Paulo. A feira também introduziu uma setorização por países, oferecendo uma experiência sensorial singular em que cada área representará bebidas características de uma região específica, promovendo a descoberta de uma ampla variedade de sabores, aromas e tradições. Estão confirmadas marcas e produtos de 34 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bósnia, Brasil, Bulgária, Chile, Coreia do Sul, Escócia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Itália, Japão, Líbano, Macedônia do Norte, México, Moldávia, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Sérvia, Síria, Trindade e Tobago, Turquia e Uruguai. Este ano marca a estreia de Bósnia, Coreia do Sul, Escócia, Geórgia, Japão, Macedônia do Norte, México, Reino Unido e Sérvia, cada qual trazendo bebidas com características distintas.
Outra novidade é a criação do espaço ProSpirits, dedicado aos destilados do mundo todo, inspirado no sucesso da ProWein em Düsseldorf. Esse espaço promete oferecer uma imersão na categoria, reunindo fabricantes, distribuidores e profissionais para explorar as últimas tendências, clássicos e criações exclusivas. No Brasil, os destilados representam 12% do faturamento total de bebidas alcoólicas, e há expectativa de crescimento dessa categoria nos próximos anos, com um potencial de faturamento superior a R$ 40 bilhões se alcançar níveis de outros países latino-americanos.
O evento também destaca o ProWine Forum, um espaço voltado ao conhecimento, inovação e degustação. Dividido em salas, o fórum oferece uma plataforma para especialistas e marcas expositoras compartilharem lançamentos e tendências com o público. Os temas abordados incluem o mercado de vinhos pré e pós-pandemia, a nova safra do Pêra Manca Tinto, a diversidade do vinho argentino, estratégias de vendas de vinhos no fim do ano, o papel dos sommeliers, o saquê como bebida global, o gin brasileiro, a Chapada Diamantina como novo terroir e combate ao mercado ilegal, entre outros. Para expandir a participação de compradores, o evento conta com o apoio do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e do Sebrae RS, que trarão profissionais para rodadas de negócios com as marcas expositoras. Além disso, o projeto Wines of Brazil, em parceria com a Apex-Brasil, levará compradores internacionais interessados em fortalecer relações comerciais com a indústria vinícola brasileira.
No campo da sustentabilidade, a ProWine São Paulo executará novamente o programa Glass is Good, em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), para a logística reversa de todo o vidro utilizado durante o evento. A reciclagem do vidro reduz a extração de matérias-primas, economiza energia, minimiza emissões de CO2 e combate o acúmulo de resíduos em aterros. Neste ano, uma máquina de triturar vidro estará no evento para eliminar o risco de falsificação de garrafas. Em 2023, essa iniciativa gerou impactos positivos em termos de economia de energia, redução de emissões e benefícios sociais para cooperados.
Para mais informações e inscrições, o público pode acessar o site oficial do evento.
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