Ações estratégicas visam crescimento do mercado de vinho no Brasil
Desde sua criação em janeiro de 2019, a Pró-Vinho tem desempenhado um papel fundamental no crescimento do mercado de vinhos no Brasil. Ao longo desses seis anos, diversas ações foram promovidas, atraindo novos profissionais e associações para a entidade. A participação ativa em reuniões presenciais permitiu a troca de conhecimentos sobre o cenário atual do setor e o desenvolvimento de estratégias para ampliar o alcance do vinho entre os consumidores brasileiros.
O ano de 2024 marcou um momento especial para a Pró-Vinho, com o lançamento de uma nova campanha publicitária e a adoção da assinatura “A vida é melhor com vinho”. Com foco no fortalecimento do mercado, a iniciativa incentivou o consumo consciente da bebida em ocasiões pouco exploradas pelo público brasileiro.
Criada pela Zoégas Comunicação, a campanha apresentou momentos típicos do cotidiano nacional, onde tradicionalmente outras bebidas são associadas, como churrascos, partidas de futebol, lazer na praia e piscina. A divulgação aconteceu por meio de redes sociais, plataformas de busca e mídias digitais.
Parte de um amplo projeto de marketing da Pró-Vinho, a campanha contou com a colaboração de 40 influenciadores digitais especializados em gastronomia e vinhos. Além disso, foi estabelecida uma parceria estratégica com empresas do varejo, o canal Horeca (hotéis, restaurantes, cafeterias e catering) e redes especializadas na comercialização da bebida, por meio da colaboração com a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e a ANR (Associação Nacional de Restaurantes).
“Estamos muito satisfeitos com o impacto da campanha e confiantes no crescimento do apoio para 2025”, afirma Didu Russo, Diretor de Comunicação da Pró-Vinho.
GUIA ESSENCIAL DE HARMONIZAÇÃO DE VINHOS
Dentro dessa iniciativa, a Pró-Vinho também lançou seu Guia Essencial de Harmonização de Vinhos, patrocinado pelos Vinhos de Portugal. Disponível no site oficial, redes sociais e ferramentas de busca como o Google, o guia orienta sobre as melhores combinações para cada tipo de vinho. A seleção inclui vinhos brancos, tintos, rosés, espumantes e de sobremesa, trazendo informações sobre momentos de consumo, principais uvas e sugestões de harmonização com alimentos.
SOBRE A PRÓ-VINHO
A Pró-Vinho reúne profissionais e associações de diferentes setores da cadeia do vinho, desde a produção até a distribuição e consumo, com o propósito de ampliar o mercado e incentivar o consumo dessa bebida no Brasil, atualmente em torno de dois litros por habitante ao ano. Fundada em janeiro de 2019, a entidade conta com o apoio de instituições como a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), a ABBA (Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas), o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), além de jornalistas e influenciadores do setor.
Para mais informações, acesse: https://www.provinho.org.br/
Leia também Festival Chefs do Brasis traz grandes nomes da gastronomia a Brasília