Queda da Bastilha com vinhos franceses

No dia 14 de julho, comemora-se os 234 anos da Queda da Bastilha, um acontecimento crucial que marcou o início da Revolução Francesa. Nessa emblemática data, a população francesa, descontente com as desigualdades sociais e econômicas causadas por um governo absolutista privilegiado, tomou de assalto o palácio símbolo da Monarquia e dominou as ruas, consagrando assim o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, que se tornou um marco na história mundial.

“Além de ter sido muito importante para moldar a sociedade como conhecemos hoje, a França tem uma expressão relevante no universo dos vinhos. É uma região que apresenta renomados terroirs e vinícolas”, observa Domenique Soler Rodrigues, especialista da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.

E, para celebrar esta data histórica, nada melhor do que um brinde com vinhos franceses especiais, não é mesmo? Confira a seguir algumas opções selecionadas pela especialista.

Le Rosé de S. I.G.P. Méditerranée Rosé 2019

Elaborado na Indicação Geográfica Protegida Méditerranée, que abrange algumas regiões como a Provence, esse blend das uvas Cinsault, Grenache, Carignan e Syrah, revela aromas de frutas vermelhas frescas, pêssego e notas florais. Frutado, leve e com boa acidez, é um exemplar que surpreende pela elegância apresentada desde a sua tonalidade ao seu agradável frescor. É perfeito para um momento de comemoração!

https://www.wine.com.br/vinhos/le-rose-de-s-i-g-p-mediterranee-rose-2019/prod25114.html

Maison Bouachon Les Rabassières A.O.C. Côtes-du-Rhône Blanc 2019

Este blend une a estrutura da uva Grenache Blanc, o perfil frutado da Clairette e a complexidade aromática da Viognier. É produzido numa das mais antigas regiões vitivinícolas da França, a Denominação de Origem Côtes-du-Rhône, que possui regras bem restritas para garantir a expressão do terroir e apresentar vinhos que exibem aromas e sabores mais distintos e concentrados. Trata-se de um vinho branco jovem, leve e sabor frutado que engloba uma acidez agradável, boa presença em boca e toque cítrico. Com aromas de pêssego, damasco e notas cítricas e florais, este elegante e refrescante vinho deixará sua comemoração ainda mais especial.

https://www.wine.com.br/vinhos/maison-bouachon-les-rabassieres-a-o-c–cotes-du-rhone-blanc-2019/prod26922.html

Terra Solsequia AOC Corbieres Grande Reserva Tinto 2018

Produzido na região de Corbières, é um blend das uvas Grenache, Carignan e Syrah amadurecido durante quatro meses em tanques de aço inox. É um vinho de corpo médio, elegante, com final longo na boca e um ótimo potencial de envelhecimento. Devido aos verões secos e ao sol do mediterrâneo, traz aromas de frutas vermelhas maduras e notas complexas de tosta que o tornam perfeito para um brinde.

https://www.wine.com.br/vinhos/terra-solsequia-aoc-corbieres-grande-reserva-tinto-2018/prod24815.html

Espumante Henri Maire A.O.C. Crémant du Jura Brut

Elaborado com muito cuidado desde o momento da colheita das uvas, que é  estritamente manual, este rótulo passa por uma segunda fermentação que utiliza um método tradicional para permanecer por no mínimo de 12 meses em contato com suas borras para ganhar cremosidade, sabor e um agradável frescor. Com aromas florais e notas de frutas brancas maduras como pêra, é um vinho que precisa ser adicionado à sua lista de desejos.

https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-henri-maire-a-o-c-cremant-du-jura-brut/prod17269.html

Ropiteau Frères A.O.C. Coteaux Bourguignons 2020

E, por último, a indicação fica por conta deste um vinho jovem, leve e com taninos macios, desenvolvido numa das mais novas Denominações de Origem da França, a Coteaux Bourguignons, que foi criada em 2011 especialmente para a produção de uvas tintas como a Gamay, que é  cultivada principalmente no centro da região de Beaujolais. Este é um exemplar que apresenta aromas de frutas vermelhas frescas como morango e groselha, além de um delicado toque floral.

https://www.wine.com.br/vinhos/ropiteau-freres-a-o-c-coteaux-bourguignons-2020/prod26403.html

Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. Com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…