Este ano, as exportações portuguesas para o Brasil estão em baixa e o vinho do Porto, um dos mais tradicionais produtos portugueses no Brasil não é exceção. Segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, no primeiro semestre de 2015 as exportações desse tipo de vinho para o mercado brasileiro caíram. No período de janeiro a junho deste ano as vendas de vinho do Porto no Brasil fecharam em 1,54 milhões de euros, menos 10% do que no mesmo período do ano passado.
A queda nas vendas do vinho do Porto para o país seguiu a tendência das exportações portuguesas, mas com menor intensidade, já que as exportações totais para o Brasil tiveram no primeiro semestre uma queda de 29%, segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC).
A França, apesar de uma queda de quase 3% nas suas importações, para 36,4 milhões de euros, permaneceu como o maior consumidor mundial de vinho do Porto. Em segundo lugar está o próprio mercado português, onde as vendas subiram 8%, para 21,4 milhões de euros.
Na lista dos dez maiores mercados mundiais de vinho do Porto estão ainda Holanda, Bélgica, os Estados Unidos da América, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Dinamarca e Espanha. Em quase todos estes países, as vendas de vinho do Porto cresceram no primeiro semestre, com exceção da Holanda,onde também houve queda de 10%, e destaque para o mercado britânico, que subiu quase 22%.
A seguir ao Brasil, que é o 11º consumidor mundial de vinho do Porto, as vendas deste produto português têm como maiores compradores a Itália, Polônia e Suíça, todos com importações acima de um milhão de euros no primeiro semestre deste ano, segundo o IVDP.
Fonte – Portugal Digital