Vinho produzido com leveduras de saquê será lançado em jantar harmonizado no Dom Francisco

O vinho branco será apresentado pelo enólogo Pascal Marty, um dos mais renomados do mundo

Um dos mais respeitados enólogos do mundo, o francês Pascal Marty, estará em Brasília no dia 1º de fevereiro para lançar em primeira mão um vinho branco de Sauvignon Blanc chilena produzido com leveduras de saquê. A bebida ainda não tem rótulo e nem nome, o que torna o evento ainda mais especial. O lançamento acontece às 20h, no Dom Francisco da Asbac e contará com um jantar harmonizado com sete vinhos premium da chilena Viña Marty, de propriedade de Pascal. O valor individual é de R$180,00 e deve ser pago antecipadamente via transferência Banco do Brasil para a conta 425557-7 / agência 0452-9 Dom Francisco Ltda.

O lançamento oficial do vinho rotulado acontecerá no Japão em meados deste ano. Em outubro, a bebida com o rótulo  será lançada em Brasília.

Confira o menu, assinado pelo Chef Francisco Ansiliero que será servido no evento.

Menu

Welcome Drink: branco Viña Marty

Servido com Isca de picanha de tilápia empanada e molho tártaro – Em coquetel volante

Avant Première do vinho Fermentado com Leveduras de saquê em baixas temperaturas

Viña Marty Chardonnay

Love Branco 

Prato de Harmonização para os três vinhos de entrada: Salada Mare e Monte – legumes grelhados, frutos do mar e os cogumelos especiais que foram introduzidos na gastronomia pelos índios Ianomâmi.

Pirca Syrah Gran Reserva

Prato de Harmonização: Nhoque ao Burro e Sálvia

Corazón de Indio

Prato de harmonização: Chorizo de Black Angus com farofa de ovos

SER Syrah

Prato de Harmonização: Carré de Cordeiro com cremolata de menta acompanhado de batata sauté.

Inclui Sobremesa, água e café.

Sobre o vinho com  leveduras japonesas

Pascal Marty, enólogo responsável pela elaboração do chileno Almaviva e do californiano Opus One, é também um grande apaixonado pela cultura japonesa, e se tornou o único ocidental a ser membro oficial da  Sake Producer Association, renomada associação japonesa integrada pelos maiores produtores de saquê do mundo.

Com a levedura do saquê que fermentou entre 5°C e 7°C, foi gerado um vinho com muito volume de boca e aromas bem concentrados
Com a levedura do saquê que fermentou entre 5°C e 7°C, foi gerado um vinho com muito volume de boca e aromas bem concentrados

Em 2018, o enólogo  conseguiu importar um lote das leveduras do saquê para a Vinã Marty, no Chile,  iniciando o primeiro teste. As leveduras de saquê fermentam em temperaturas muito baixas, chegando a 0°C.  Os brancos, em geral, são  fermentados a cerca de 10°C a 12°C, mas rapidamente torna-se necessário elevar a temperatura, já que as leveduras do vinho não resistem a baixas temperaturas. Pascal explica que à medida que a temperatura da fermentação aumenta, os aromas gerados no vinho ficam também menos finos e elegantes, e muitos acabam se perdendo. “Com a levedura do saquê que fermentou entre 5°C e 7°C, no mosto de Sauvignon Blanc do Leyda, foi gerado um vinho com muito volume de boca e aromas bem concentrados”, explicou. Segundo o enólogo, as leveduras japonesas trouxeram ao vinho algumas características florais encontradas nos saquês, ressaltando o sutil aroma de  rosas. “Trata-se de um vinho muito diferente daqueles já conhecidos. Um vinho totalmente natural, portando aromas suaves, delicados e elegantes. Um vinho que lembra a pureza original”, ressalta Pascal Marty diante de sua mais recente criação.

Sobre o enólogo Pascal Marty

 O francês Pascal Marty é reconhecido como um dos melhores enólogos do mundo
O francês Pascal Marty é reconhecido no mundo do vinho como um dos melhores enólogos do mundo

Pascal Marty, é engenheiro agronômo e enólogo,  foi winemaker da Baron Philippe de Rothschild por mais de 14 anos, ocasião em que integrou o processo de expansão global da empresa e se transformou em um dos nomes mais reconhecidos e respeitados do setor no mundo, considerado o  pioneiro a fazer vinho chileno super-premium. Atualmente é enólogo da vinícola brasileira Peterlongo, fundada em 1915.  Também tem projeto solo e administra sua própria vinícola, a Viña Marty, fundada em 2009 com o conceito de elaborar “grandes vinhos”, que são distribuídos no Brasil pela importadora Del Maipo.

Serviço:

Jantar Harmonizado no Dom Francisco da Asbac com o enólogo Pascal Marty Valor: R$180 por pessoa – Para garantir vaga para a degustação, o pagamento deverá ser antecipado com deposito em conta corrente. CC: 425557-7 / agência 0452-9 – Dom Francisco Ltda – Banco do Brasil

Mais informações: Del Maipo – (61) 3363-8779

Local: Restaurante Dom Francisco (Asbac)

Data: 01 de fevereiro de 2019

Horário: 20h

Dom Francisco Asbac (SCES, Trecho 2, Conjunto 31, parte, Asbac/ 3226 2005 / 3224 – 8429 / 3224 5679)

www.domfrancisco.com.br

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Zante Restaurante: Uma viagem à culinária grega no Restaurant Week

Em tempos de calor intenso, nada melhor do que se refugiar em um ambiente arborizado…

Degustação exclusiva de Almaviva com Michel Friou em Brasília

Ontem, tive a oportunidade (e privilégio) de degustar em primeira mão a safra 2022 de…

Restaurant week no Mezanino: Almoço com vista na Torre de TV

Com as altas temperaturas e a seca intensificando o calor em Brasília, encontrar um local…

Conheça as marcas de vinho mais valiosas do mundo

As 10 marcas de vinho mais valiosas do mundo, segundo a Brand Finance, foram selecionadas…