Selo Especial e Carta Aberta em Prol do Vinho Gaúcho

Solidário aos afetados pela catástrofe climática que atingiu o Estado, o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) intensifica a valorização dos vinhos, espumantes e sucos das empresas locais. A iniciativa inclui o lançamento de um selo especial para destacar esses produtos nos pontos de venda no RS e em outros Estados, utilizando as hashtags #CompreVinhoGaucho e #AjudeRS para ampliar o alcance nas redes sociais.

O selo será distribuído entre as vinícolas associadas às entidades do Consevitis-RS (Uvibra, Agavi, Fecovinho e ACIU) com o objetivo de atrair consumidores para a origem dos produtos, incentivando a compra e apoiando o setor. Inicialmente, serão impressas 500 mil unidades, e o selo também estará disponível para download em versões impressa e digital.

“Estamos enfrentando as consequências da catástrofe, e muitos produtores foram fortemente impactados. Além de continuar acolhendo os atingidos, precisamos movimentar a economia para a reconstrução. Valorizar os produtos gaúchos é uma forma de prestar esse apoio”, destaca Luciano Rebellatto, presidente do Consevitis-RS.

A campanha inclui uma carta aberta em agradecimento às manifestações de solidariedade recebidas de todo o Brasil, por meio de doações em dinheiro, mantimentos e equipamentos, além do trabalho de voluntários. O texto, assinado pelos produtores gaúchos, convida a continuar ajudando e consumindo produtos do Sul, reconhecidos nacional e internacionalmente, “fruto de séculos de tradição, investimento em tecnologia e, principalmente, do cuidado e dedicação dos nossos produtores”.

A Cadeia Vitivinícola Gaúcha em Números

Um estudo recente do Consevitis-RS, intitulado Complexo Econômico da Uva e Derivados, revela que a produção de uvas e vinhos representa cerca de 2% do PIB gaúcho, sem considerar atividades relacionadas ao enoturismo e à enogastronomia.

O setor abrange aproximadamente 12,5 mil propriedades produtoras de uvas, em uma área total de 44.473 hectares, distribuídas por diversas regiões. A atividade envolve cerca de 60 mil agricultores familiares. Atualmente, existem cerca de 550 vinícolas e cooperativas registradas.

O setor vitivinícola é responsável por:

  • Gerar trabalho, emprego e renda;
  • Desenvolver e inovar a agricultura familiar e suas indústrias vinícolas;
  • Promover a sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental em diversas regiões;
  • Impulsionar outras atividades, como enoturismo, enogastronomia, eventos e hotelaria;
  • Gerar tributos em toda a cadeia produtiva, contribuindo para o financiamento de políticas públicas;
  • Reduzir as desigualdades sociais;
  • Promover o reconhecimento internacional do produto brasileiro, com centenas de premiações.
Carta aberta
Porque precisamos do povo brasileiro.

A chuva devastou o nosso estado.
As semanas estão sendo difíceis. Feridas marcam a pele e o coração do povo gaúcho.
Mas nós estamos gratos.
No momento mais crítico da história do Rio Grande do Sul, o país inteiro demonstrou o seu carinho por nós, gaúchos. Doações em dinheiro, voluntários vindos de todos os estados, apoio com mantimentos, água potável, barcos, jet skis e muita solidariedade.
Nada disso será esquecido.
Estamos empenhados em reconstruir o lar em que vivemos e aquece o coração reconhecer que o povo brasileiro está ao nosso lado.
Sabemos que essa força irá permanecer. Para continuar nos ajudando a escrever novos versos em nossa história, siga consumindo produtos aqui do sul.
Somos reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade dos nossos vinhos, sucos e demais derivados de uva. Essa reputação é fruto de séculos de tradição, investimento em tecnologia e, principalmente, do cuidado e dedicação dos nossos produtores.
O setor vitivinícola gaúcho gera milhares de empregos diretos e indiretos, movimentando a economia e sendo a principal fonte de renda de muitas famílias.
Vamos seguir unidos e fortes. Com o povo brasileiro ao nosso lado, sabemos que o melhor ainda está por vir.

Com todo o coração, Produtores Gaúchos

Setor Vitivinícola do Rio Grande do Sul

Leia também – Taste São Paulo Festival

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…