Série de Eventos Vinhos Verdes no Brasil em 2024

Mais uma vez no Brasil, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) promoverá uma série de atividades em 2024, iniciando em junho, com uma programação completa de eventos, incluindo masterclasses e degustações guiadas nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis.

Situada entre o Douro e o Minho, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes é conhecida por seus variados tons de verde, que conferem aos vinhos uma personalidade e características únicas. Para promover a diversidade dos vinhos produzidos nessa região, a CVRVV organizará uma série de eventos destinados a profissionais do setor e à imprensa, com os primeiros encontros programados para junho nas seguintes capitais brasileiras: Rio de Janeiro (dia 17), Belo Horizonte (dia 18) e Florianópolis (dia 20).

O Brasil, sendo o quinto maior mercado consumidor de Vinhos Verdes no mundo, é um foco importante para o programa educacional da CVRVV, que visa divulgar os diferentes tipos de vinhos e as formas de produção da região, além de destacar as inovações recentes na Região Demarcada.

Durante os encontros, serão apresentados dezenas de rótulos de diversos produtores, com cerca de 20 vinhos sendo destaque nas masterclasses conduzidas por especialistas da área e pelo novo Embaixador da Região Demarcada dos Vinhos Verdes no Brasil, Eduardo M. Araújo. Os eventos serão ricos em informações, degustações e harmonizações.

Vinhos Verdes para Todos os Momentos

A região dos Vinhos Verdes, oficialmente demarcada em 1908, é um exemplo de diversidade e qualidade, produzindo vinhos para todas as ocasiões. Desde Vinhos Verdes monovarietais, como as castas Alvarinho, Loureiro e Avesso, até vinhos de diferentes parcelas ou terroirs, passando por vinhas velhas, com carvalho ou de safras mais antigas, e até mesmo castas tintas como Vinhão, Alvarelhão e Borraçal. Esses vinhos são versáteis o suficiente para acompanhar uma ampla gama de estilos gastronômicos, desde a comida tradicional até a cozinha de autor.

A Rota dos Vinhos Verdes é uma atração turística deslumbrante, oferecendo uma imersão nas origens e nos sabores da antiga cultura do vinho de Portugal. Viajar por essa rota é uma oportunidade de explorar a história rica da região, andar pelos vinhedos, visitar vinícolas, passear por jardins, trilhas e florestas, saborear a comida regional e maravilhar-se com a extraordinária beleza natural e o patrimônio cultural circundante.

Os eventos organizados pela CVRVV no Brasil não só reforçam a presença dos Vinhos Verdes no mercado brasileiro, como também proporcionam uma rica experiência cultural e educativa para os participantes.

Leia também – Crescimento do Consumo de Vinho no Brasil e a Harmonia com a Culinária Goiana

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vik Chile vence prêmio ‘South America’s Leading Wine Region Hotel’ pelo segundo ano consecutivo

O Vik Chile foi premiado pelo segundo ano consecutivo com o renomado prêmio “South America’s…

Casa Chandon Garibaldi: O Refúgio dos Amantes de Espumantes

Localizada na pitoresca cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Casa Chandon é muito mais…

Em Brasília, Cooperativa Vinícola Garibaldi leva novidades à Expovitis

Brasília se prepara para receber um dos eventos mais aguardados pelos entusiastas e profissionais da…

Prêmio Queijo Brasil

Em uma noite memorável em Blumenau (SC), ocorreu a entrega do Prêmio Queijo Brasil, um…