A taça de vinho inteligente, produzida pela empresa portuguesa Adegga, e ganhadora do disputado prêmio alemão Wine Business Innovation Summite deste ano, será testada pela primeira vez fora de Portugal durante o evento Rio Vinhos Portugal, que acontece de 23 a 25 de maio no Rio de Janeiro. A novidade, chamada Smart Wine Glass, promete aposentar de vez o caderninho de anotações dos degustadores e, até mesmo, tornar obsoletos alguns aplicativos de smartphones, uma vez que recolhe diretamente todas as informações dos vinhos provados no decorrer de um evento por meio de um chip acoplado na própria taça.
Com a Smart Wine Glass, o visitante receberá no seu e-mail todas as informações dos vinhos que provar, o preço do produto e até o local de compra. “O consumidor só precisa passar a taça nos respectivos sensores disponíveis nos estandes e, ao final do evento, vai receber no e-mail cadastrado a lista completa de todos os produtores que visitou e dos vinhos que consumiu”, explica André Ribeirinho, co-fundador da Adegga idealizador da taça. O preço do uso da tecnologia desenvolvida pela equipe portuguesa varia conforme o número de visitantes e produtores de cada evento e a implementação da estrutura custa cerca de 3 mil euros.
Evento – O Rio Vinhos Portugal é uma parceria do jornal brasileiro O Globo com o português Público. O evento acontece em Botafogo, na residência oficial do cônsul de Portugal, o Palácio de São Clemente. 62 produtores portugueses participarão do evento, que contará com um mercado de vinhos, aulas e degustações. Nos dias 23 e 24 o horário será das 15h às 21h e no dia 25, de 11h às 20h. O valor do convite é de R$50 com direito ao uso da taça inteligente. Mais informações: (21) 2567-0464